Do Religioso ao Profano: Semana Santa vivida intensamente em Cerveira

2015/04/02

Para assinalar a Semana Santa, o concelho de Vila Nova de Cerveira oferece um vasto programa de atividades de cariz religioso e cultural, afirmando-se como um destino de visita obrigatória nesta época pascal. Ano após ano, o envolvimento da comunidade cerveirense torna as iniciativas mais dinâmicas, cativando um maior número de turistas e contribuindo para potenciar a economia local e impulsionar a atratividade do concelho.
Igreja e Comunidade mantêm tradição secular da Procissão dos Passos
Promovidas pelas paróquias e pela Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Cerveira, as celebrações religiosas da Semana Santa tiveram início no Domingo com a Bênção de Ramos e terminam com o Compasso Pascal no Domingo e Segunda-Feira de Páscoa.
Mas ao longo da semana estão programados vários momentos eucarísticos: esta quinta-feira, exposição do Santíssimo Sacramento (Igreja da Misericórdia, 15h00), Procissão com a Imagem de Nossa Senhora da Soledade para a Igreja Matriz (Igreja da Misericórdia, 17h00), Missa Vespertina da Ceia do Senhor - Lava-pés (Igreja Matriz, 18h00 e restantes paróquias), e à noite, 21h30, a secular Procissão dos Passos percorre as ruas do Centro histórico da vila, numa Via-Sacra aos sete nichos da Paixão de Cristo, onde se fazem ouvir os cânticos da Verónica. Na Igreja Matriz será proclamado o sermão do Encontro. A procissão recolhe à Igreja da Misericórdia, terminando com a bênção do Santo Lenho. Na sexta-feira Santa, Celebração da Paixão do Senhor - Adoração da Cruz (Igreja Matriz,15h00 e restantes paróquias); no Sábado de Aleluia, Vigília Pascal (Igreja Matriz, 21h00 e restantes paróquias).

Queima de Judas: Judas fugiu, mas foi capturado em Goián e será extraditado para Vila Nova de Cerveira
O ‘Judas’ volta a invadir as ruas de Vila Nova de Cerveira e de Goián. Comerciantes dos dois lados da margem do rio Minho ornamentam as montras dos seus negócios com esta personagem, uns mais pequenos outros maiores. Uma dinâmica em espaços públicos que representa a criatividade e a boa disposição dos aderentes, ao mesmo tempo que procura dinamizar o comércio local.
Para sábado, 04 de abril, pelas 23h30, a Comédias do Minho e a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira apresentam, no Terreiro, a “Queima de Judas 2015”. Este espetáculo conta, este ano, com a encenação de Ricardo Neves-Neves e com a participação do grupo de teatro Outra Cena e de elementos da comunidade cerveirense e goianes.
Com uma história diferente todos os anos, em 2015, Judas Iscariotes foi capturado com vida na margem espanhola do rio Minho pelos nossos vizinhos de Goián (Espanha). O fugitivo mais procurado da Semana Santa será extraditado para Portugal na tarde de sexta-feira, 3 de Abril, pelas 18h00, e escoltado por cerveirenses e goianeses até Vila Nova de Cerveira. Por imperativo legal, Judas ficará em prisão preventiva em pleno Centro Histórico durante sexta-feira e sábado, com direito a visitas da população.
Na noite de sábado, será dado o veredito final, lido o Testamento e sentenciada a execução. A “Queima de Judas” é uma festa popular que tem lugar no sábado que antecede a Páscoa na qual se recupera o ritual pagão da morte do ano velho e da chegada da primavera. Numa representação de pendor judaico-cristão, condena-se Judas, o traidor, e festeja-se a ressurreição de Jesus Cristo. Se tem alguma acusação sobre Judas não hesite e compareça no Centro Histórico de Cerveira.