Centro histórico cerveirense ainda mais florido com tradição d’ “As Maias”

2019/04/30

Fruto de um grande envolvimento comunitário, Vila Nova de Cerveira dá as boas-vindas ao mês de Maio ornamentada com as mais belas e criativas coroas de giestas amarelas e flores. Entre esta quarta-feira e domingo, janelas e varandas de edifícios públicos e particulares do centro histórico constituem-se como pontos de visita.

Fiel aos usos e costumes dos antepassados, todos os anos, a comunidade cerveirense expõe nas suas casas, na véspera do feriado 1º de Maio, vários arranjos florais, uns mais simples outros mais sumptuosos. Trata-se de uma tradição ligada à Primavera e à crença pagã, na qual a giesta amarela, as flores campestres e os verdes são os elementos protagonistas.

Uma vez mais, os estabelecimentos de ensino, as juntas de freguesia, as IPSS’s e as associações de caráter cultural do concelho, em parceria com colaboradores municipais, aderiram ao desafio lançado pela Câmara Municipal para ornamentar o centro histórico com “As Maias”. Cada trabalho, devidamente identificado, vai ser exibido nas varandas dos edifícios públicos, entre o feriado desta terça-feira, dia 1, e o próximo domingo, dia 5.

A autarquia deixa um agradecimento público a todos os cerveirenses que contribuíram para um ambiente ainda mais primaveril e convida residentes e turistas a fazer o roteiro d’ “As Maias” de Vila Nova de Cerveira.