Passar para o Conteúdo Principal

Cerveira e Tomiño aderem à Rede de Cidades e Vilas de Excelência

Cerveira e tomi o aderem   rede de cidades e vilas de excel ncia 1 980 2500
2015/04/01

Vila Nova de Cerveira e Tomiño vão avançar com a adesão simultânea à Rede de Cidades e Vilas de Excelência, tendo como objetivo a apresentação futura de projetos comuns. Iniciativa do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade visa o desenvolvimento integrado e sustentável do território e das pessoas que nele habitam ou visitam. Hastear da Bandeira de Vila de Excelência está agendada para dia 10 de abril, pelas 11h00, em Cerveira.
Ser uma cidade ou vila de excelência é um compromisso prático de qualificação dos territórios e das suas dinâmicas socioculturais e económicas, de forma a estimular a regeneração dos tecidos urbanos ou periurbanos, do ambiente urbano, da empregabilidade local e do turismo. Ao integrarem esta Rede, Vila Nova de Cerveira e Tomiño posicionam-se como Concelhos preocupados com as questões sócio-urbanas, adequando uma política inclusiva ao seu território, tal como é preconizado pela estratégia Europa 2020. 
O autarca cerveirense explica que esta adesão individual, mas com caráter transfronteiriço, é interessante para o reforço do conceito ‘um destino, dois países’, no sentido de alcançar apoios para a concretização futura de alguns projetos comuns já definidos no âmbito da Agenda Estratégica para a Cooperação Transfronteiriça Cerveira-Tomiño, designadamente nas dimensões turístico-ambiental do rio Minho; na mobilidade transfronteiriça e desenvolvimento territorial sustentável; na gestão partilhada de serviços e equipamentos públicos; e no desenvolvimento económico.
Não obstante, Fernando Nogueira ressalva que, no caso concreto do município cerveirense, há uma forte aposta na afirmação do concelho como destino “acessível e de excelência para viver, trabalhar ou visitar", através de uma regeneração urbana baseada na acessibilidade e na inclusão, com uma dinâmica turístico-comercial importante e desenvolvimento de espaços verdes na política ambiental.
A adesão de Vila Nova de Cerveira à Rede de Cidades e Vilas de Excelência será formalmente oficializada no próximo dia 10 de abril, pelas 11h00, com o Hastear da Bandeira de Vila de Excelência, nos eixos ‘Cidade ou Vila Ciclável e de Mobilidade Amigável’ e ‘Cidade ou Vila de Regeneração e Vitalidade Urbana’.
Ser reconhecido como Cidade ou Vila de Excelência é ser reconhecido pelo mérito, pelo trabalho e pela proposta e estímulo a nela habitar, trabalhar ou visitar. Em cada ano, e após a concretização das metas estabelecidas no plano de ação, é atribuído o título de excelência e a respetiva bandeira ao Município.