Aviso de interdição de trânsito na Rua 15 de Maio

2019/05/03

A escassos dias do início da empreitada de requalificação da Rua 15 de Maio - envolvente ao Bairro da Calçada, à Urbanização de Cerveira e ao Centro Escolar de Cerveira -, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira informa residentes, comerciantes e população em geral da existência de alguns condicionalismos de trânsito, conforme mencionados na apresentação pública do projeto em janeiro. Até final de junho, a 1ª fase vai interferir no troço entre a passagem inferior junto ao Pavilhão Municipal de Desporto e o cruzamento entre a Rua 15 de Maio com a Rua da Calçada.

Com um investimento de cerca de 400 mil euros, comparticipado em 265 mil euros pelo NORTE 2020, os trabalhos de requalificação vão ser realizados em duas fases, com interrupção nos meses de julho e agosto. A 1ª fase de intervenção vai avançar já a partir da próxima semana, com corte de trânsito entre a passagem inferior junto ao Pavilhão Municipal de Desporto e o cruzamento entre a Rua 15 de Maio com a Rua da Calçada, até final do mês de junho.

Por sua vez, a 2ª fase, agendada a partir de setembro, implica a interdição ao trânsito entre o cruzamento da Rua 15 de Maio e Rua da Calçada até ao cruzamento da mesma com a Rua das Penas.

Perante esta situação, e por ser uma zona de grande afluxo diário por integrar distintos estabelecimentos de comércio/serviços, edifícios multifamiliares e um elevado número de habitações, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira pede a máxima compreensão pelos transtornos causados. Mais se informa que, nesta 1ª fase, o único acesso à Urbanização de Cerveira terá de ser realizado pelo cruzamento a Norte, entre a EN 13 e Avenida José Manuel Lebrão (cruzamento do Hospital).

Desde a sua origem, aquela área não sofreu qualquer intervenção, encontrando-se atualmente em avançado estado de degradação ao nível da qualidade ambiental e das acessibilidades. O objetivo da obra da requalificação da Rua 15 de Maio e sua envolvente, designada de “Requalificação do Espaço Público Envolvente ao Bairro da Calçada, à Urbanização de Cerveira e ao Centro Escolar de Cerveira” é organizar todo o espaço, conferindo-lhe o máximo de funcionalidade, sem comprometer o seu enquadramento e equilíbrio entre a parte edificada e a envolvente natural. Pretende-se igualmente dotá-lo de todas as infraestruturas necessárias ao seu correto e eficiente funcionamento, nomeadamente abastecimento de água, rede de drenagem de águas residuais domésticas, rede de drenagem de águas residuais pluviais, rede de segurança contra incêndios, rede de rega, rede de iluminação pública, rede viária, requalificação ambiental e acessibilidades.

A operação integra a candidatura “Requalificação do Espaço Público Envolvente ao Bairro da Calçada, à Urbanização de Cerveira e ao Centro Escolar de Cerveira”, submetida ao Aviso NORTE-16-2018-10 da Reabilitação Urbana.