Nuno Vieira e Brito visitou Aquamuseu do rio Minho e Convento San Payo

2015/03/31

O Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira e Brito, deslocou-se, no passado domingo, a Vila Nova de Cerveira para assistir ao encerramento da exposição ‘O Trimestre da Lampreia’, e conhecer dois pontos de relevante interesse turístico local: Aquamuseu do rio Minho e Convento San Payo. Governante deixou alguns desafios para desenvolver no futuro.
Espaço público de promoção e divulgação do património cultural e natural associado ao rio Minho, o Aquamuseu do rio Minho procedeu ao encerramento de uma exposição que, ao longo de três meses, deu a conhecer a safra da lampreia. O Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar elogiou o trabalho desenvolvido por este equipamento municipal com eco a nível regional, nacional e ibérico. Nuno Vieira Brito lançou ainda um repto aos responsáveis do Aquamuseu e Câmara Municipal para que apresentassem propostas no sentido de se desenvolver um centro de monitorização das espécies mais emblemáticas do rio Minho – sável, lampreia e salmão-, de modo a contribuir para uma melhor gestão de recursos, potenciando uma campanha de repovoamento destas espécies.
Acompanhado pelos membros do executivo cerveirense, o governante ainda visitou o Convento San Payo e toda a coleção particular do Mestre José Rodrigues, tomando conhecimento da recente transformação de três alas daquele convento franciscano do séc. XIII em turismo de habitação, financiado pelo Proder. Após obras de remodelação, desde o início desta primavera que o Convento San Payo está a aceitar reservas para as oito suites existentes, complementadas com uma cozinha ou copa em cada ala e quatro salas comuns (duas para refeições e jogos de mesa, e duas com lareira para convívio e leitura). Nuno Vieira e Brito enalteceu o espólio artístico existente e o notável equilíbrio entre modernidade e preservação da traça original conseguida na adaptação daquele espaço a turismo de habitação.