Cerveira é parceiro na expansão da Rede de “Cidades Abertas”

2019/05/21

Realizou-se, entre 15 e 17 de maio, no Município de Aksakovo, Bulgária, o primeiro evento “My European Municipality”, no âmbito do projeto “European Future Is Our Future” (EFOF), e do qual Vila Nova de Cerveira também é parceiro. Com o próximo meeting agendado para a ‘Vila das Artes’, o Município fez-se representar por quatro membros da Assembleia Municipal e pelo presidente da Câmara Municipal.

Procurando garantir uma cooperação mais ampla e sustentável através da expansão da Rede de “Cidades Abertas”, o projeto EFOF incentiva a participação civil democrática, a responsabilidade dos cidadãos pelos valores europeus e fomenta um sentimento de pertença à União Europeia.

Ao abrigo deste projeto, os quatro países parceiros – Bulgária (com dois municípios), Eslovénia, Itália e Portugal – estão a dinamizar cinco encontros internacionais, com atividades como debates, participação no processo de democracia, conferências para o intercâmbio de boas práticas, seminários, concursos e várias pesquisas para aumentar o espírito europeu e demonstrar a diversidade europeia.

Este primeiro meeting na Bulgária registou uma elevada participação dos cidadãos locais, em particular de muitos jovens, no qual se analisaram vários conceitos relacionados com o europeísmo, chegando a ser simulado um debate do Parlamento Europeu.

A liderar uma comitiva composta por quatro membros da Assembleia Municipal, o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Fernando Nogueira, sublinhou a importância destas redes de interação “por serem muito produtivas e reveladores de que, apesar da extensa dimensão territorial, a Europa é fantasticamente pequena sem fronteiras, de todos e para todos. Tem de existir interesse e acima de tudo vontade de participar e Ser Europa”.

O segundo evento, “My European Town”, vai decorrer em Vila Nova de Cerveira, entre 12 e 14 de julho, prevendo-se a participação de mais de uma centena de pessoas para abordar, em conjunto, temáticas como Olympic Games for European Citizens/Olympics4All e No Borders for European Spirit com a apresentação dos projetos Eurocidade Cerveira-Tomiño.