ICNF assinala Dia Nacional do Sapador Florestal com encontro distrital em Cerveira

2019/05/21

Cerca de 130 sapadores florestais afetos às 26 equipas do distrito de Viana do Castelo estiveram reunidos, esta terça-feira, numa ação de formação promovida pelo ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas no âmbito do Dia Nacional do Sapador Florestal. O Aeródromo de Cerval foi o palco escolhido para este encontro, dada a criação do Centro Intermunicipal de Proteção Civil do Alto Minho.

Por decisão da Assembleia da República, a partir de 2004, o dia 21 de maio passou a ser considerado Dia Nacional dos Sapadores Florestais, reconhecendo a importância e o papel ativo destas equipas na preservação do património floresta nacional.

Este ano, o ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas optou por dinamizar uma sessão comemorativa no concelho de Vila Nova de Cerveira, reunindo todas as equipas de Sapadores Florestais do Alto Minho no futuro Centro Intermunicipal de Proteção Civil do Alto Minho.

Após recentemente ter dotado as equipas de Sapadores Florestais com rádios SIRESP - complementando com os até então emprestados pela GNR -, o ICNF aproveitou esta oportunidade para prestar esclarecimentos e dissipar dúvidas, de modo a promover a melhor utilização do equipamento. A vertente teórica serviu para aprimorar alguns conceitos e normas gerais para a existência de comunicações eficientes e eficazes, enquanto na prática realizaram-se alguns testes.

O representante do ICNF, Eng.º Marcos Coutinho, sublinhou uma mais-valia para o trabalho dos sapadores florestais “que estão no terreno ao longo de todo o ano”, anunciando ainda que, nos próximos meses, a entidade vai proceder à substituição de seis viaturas das equipas que operam no distrito, entre a 9ª e 15ª, e assim sucessivamente”.