IX EDUCARTE reforça atratividade internacional com presença de escolas do Brasil, Espanha, Itália, Qatar e Portugal

2019/05/29

Porque é de pequenino que se deve começar a estimular a criatividade e o sentido crítico, Cerveira ‘Vila das Artes’ volta a dinamizar mais um EDUCARTE - Mostra de Arte Infantojuvenil. De portas abertas entre esta quarta-feira e sábado no período da manhã, no Salão Multiusos do Cineteatro de Cerveira, a IX edição assume uma maior internacionalização, com a presença de 952 trabalhos de 14 escolas de cinco países, num total de 5 mil alunos envolvidos.

Com o intuito de desenvolver competências, habilidades e talentos nas áreas artísticas, numa perspetiva de inclusão, o Município de Vila Nova de Cerveira, com a colaboração das escolas do concelho e demais entidades, organiza bienalmente esta exposição de trabalhos artísticos exclusivamente elaborados por crianças e jovens, já conhecida como a ‘Bienal dos Pequeninos’.

Considerado um evento- referência no seio da comunidade educativa do concelho de Vila Nova de Cerveira, o EDUCARTE – Mostra de Arte Infantojuvenil tem despertado o interesse de concelhos vizinhos como Caminha e Valença, assim como ultrapassou fronteiras, pela primeira vez em 2016, com a presença do Concello de Tomiño, Galiza.

Após a consolidação a nível concelhio e a descentralização intermunicipal, a aposta da autarquia centra-se na internacionalização, potenciando a troca de experiências e o intercâmbio sociocultural entre estudantes de várias escolas. Desta forma, e aproveitando a ligação da Fundação Bienal de Arte de Cerveira com artistas e entidades internacionais, a Câmara Municipal lançou o desafio a alguns países, imediatamente aceite por considerarem a iniciativa interessante e aliciante para os jovens que gostam de arte. A IX edição conta com 952 trabalhos expostos de 14 escolas de cinco nacionalidades – Brasil, Espanha, Itália, Qatar e Portugal, envolvendo um universo de 5 mil alunos.

Para o Presidente da Câmara Municipal, “não há nada melhor do que despertar o ‘bichinho’ pela arte e exercitar a veia artística entre as crianças e jovens. A sua criatividade e os seus sonhos não conhecem limites e as entidades públicas têm a obrigação de fomentar essa vontade, através da oferta de recursos para alavancar muito potencial por descobrir”. Durante a cerimónia de abertura, esta quarta-feira, Fernando Nogueira assegurou ainda “esta é uma festa protagonizada pelas crianças, mas atrativa para toda a comunidade, na qual os pequenos artistas chegam a expressar as suas preocupações e inquietações para com diversas temáticas que estão na ordem do dia”.

Organizado pela Câmara Municipal, são parceiros o Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira, a Creche do Centro Social e Paroquial de Campos, o Jardim-de-Infância da Santa Casa da Misericórdia, a Etap Cerveira - Escola Profissional, a Escola Superior Gallaecia; como convidados nacionais o Agrupamento de Escolas de Sidónio Pais (Caminha), o Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho (Valença), Casa dos Choupos - Cooperativa Multissectorial de Solidariedade Social; e como convidados internacionais o Colégio CEIP de Sobrada (Tomiño), o CEIP Pintor António Fernández (Goián, Tomiño), a Fundação das Artes São Caetano do Sul (Brasil), o Centro Educacional Marista São José (Brasil), o L’Istituto Comprensivo Statale Grazia Deledda di San Sperate (Itália) e o Al Nebras - The Montessori Way (Qatar).

A exposição apresenta também uma componenete interativa com a dinamização de ateliers, sob orientação da Fundação Bienal de Arte de Cerveira, do Aquamuseu do rio Minho, do Convento San Payo e do CITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar da Universidade do Porto.

Em pleno Salão Multiusos do Cineteatro de Cerveira, o IX EDUCARTE – Mostra de Arte InfantoJuvenil decorre entre esta quarta-feira, 29 de maio, prolongando-se até sábado, dia 1 de junho, só durante o período da manhã, de forma a assinalar o Dia Mundial da Criança, e facilitar a visita de pais e crianças.

Horários de funcionamento:

• Dias 29 e 30 de maio: 10h00 – 12h00 e 14h00 - 16h30