Dia Mundial do Teatro: Óscar Branco encerra ETC.. 2015

2015/03/27

Vila Nova de Cerveira associa-se à comemoração do Dia Mundial do Teatro (27 de março) com a apresentação, este sábado, de um espetáculo intitulado “O Último a Sair Apague a Luz”, protagonizado pelo humorista Óscar Branco, no âmbito do ETC…Encontros de Teatro de Cerveira. Faça também a sua homenagem ao teatro, amanhã, pelas 21h30, no Cineteatro de Cerveira, com entrada livre.
A comédia tem sido o género eleito do ETC… pela necessidade e vontade de provocar o riso, a gargalhada, a boa disposição e muito humor no público, que calorosamente tem aplaudido os espetáculos.
Para encerrar a quarta edição deste evento, Óscar Branco representa Portugal e os portugueses, numa louca viagem ao país real em 80 minutos, cheia de desabafos, proclamações e palpites, numa mistura insólita e explosiva que transforma os nossos medos e inquietações num espetáculo de humor corrosivo e quem sabe…numa verdadeira terapia de grupo.
Desdobrando-se em sucessivos personagens, o ator percorre a história do Homo “Tuga” desde o princípio dos tempos até aos nossos dias, explicando as razões da nossa originalidade, desafiando o público a refletir sobre a origem das nossas particularidades, vícios e virtudes, costumes e, claro, “os do costume”. Da política ao desporto, do terrorismo ao jet 7, do WC inteligente à falta de inteligência dos que vão ao WC, nada nem ninguém está a salvo.
Para além de promover e valorizar o teatro através de novos agentes culturais, de forma a contribuir para a descentralização cultural e criação de novos hábitos culturais, incrementando a oferta cultural do Município, numa época de menor dinamização cultural, o ETC… Encontros de Teatro de Cerveira visa assinalar o Dia Mundial do Teatro (27 de março).
A edição de 2015 arrancou a 14 de março, com ‘Fábrica de Nada’ pelo Teatro Experimental de Mortágua; seguindo-se no dia 21 com ‘Shuffle’ interpretado por Instantâneos Impro. O último espetáculo, “O Último a Sair Apague a Luz”, de Óscar Branco, sobe ao palco do Cineteatro, este sábado, às 21h30, com entrada livre, limitada à lotação do recinto.
Nas três últimas edições, já passaram pelo palco do Cineteatro de Cerveira vários grupos, alguns amadores, outros semiprofissionais, onde tiveram a oportunidade de apresentar os seus espetáculos, particularmente comédias, para um público diversificado e oriundo de várias localidades da região