Lançado OP Geral 2019 com novas áreas de intervenção

2019/06/18

Arrancou, esta segunda-feira, na freguesia de Gondarém, o Orçamento Participativo Geral de Vila Nova de Cerveira 2019, com a realização da primeira Assembleia Participativa. Reajuste na calendarização e novas áreas de intervenção são as principais alterações relativamente à edição anterior. Potenciais interessados podem submeter propostas até 14 de julho.

Após lançamento na plataforma eletrónica (op.cm-vncerveira.pt), o OP Geral 2019 encontra-se em fase de submissão de propostas até 14 de julho, período durante o qual também decorrem as sessões de esclarecimento e apresentação de sugestões em cada uma das freguesias do concelho de Vila Nova de Cerveira (Assembleias Participativas).

Como elementos diferenciadores, as propostas apresentadas a esta edição 2019 devem ser enquadradas nas cinco novas áreas de intervenção identificadas: Acessibilidade e Mobilidade Suave; Património Cultural e Histórico; Mobiliário Urbano; Ação Social; e Proteção Ambiental e Energia.

Mantém-se a dotação de 90 mil euros, assim como o método de distribuição, ou seja, as propostas só poderão ter um valor máximo de 60 mil euros e, caso a verba total será esgotada mediante as propostas votadas e, caso a proposta seguinte supere o montante ainda disponível do OP, será negociado com o proponente a possibilidade de reformulação ou faseamento. Quanto à votação, continua a limitação de um voto por pessoa.

Até 14 de julho, está a decorrer o período de submissão de propostas, assim como a realização de Assembleias Participativas em todas as freguesias, de forma a esclarecer dúvidas, incentivando à participação e auscultando possíveis ideias para apresentação de propostas. Segue-se o período de análise de propostas e de reclamação para, entre 1 e 30 de setembro, avançar o processo de votação.

O processo do Orçamento Participativo Geral de Vila Nova de Cerveira é aberto à participação de pessoas com idade igual ou superior a 15 anos, naturais, residentes, trabalhadores ou estudantes no concelho, através da plataforma http://op.cm-vncerveira.pt/

Normas de Participação

Ficha de Inscrição