Verão ‘Vi(m)ver Cerveira’ 2019 arranca com XV DANCERVEIRA

2019/06/24

Dança, concertos, feiras, crochet, artesanato, animação infantil, desporto e muito mais. Vila Nova de Cerveira volta a surpreender residentes e visitantes com três meses de verão dinâmicos e movimentados através de uma agenda de eventos que torna o concelho numa grande referência nacional na oferta cultural. Arranque do ‘Vi(m)ver Cerveira’ 2019 acontece já esta quinta-feira com o XV DANCERVEIRA.

Ano após ano, há uma enorme curiosidade em torno da programação de verão de Vila Nova de Cerveira. São cada vez mais as pessoas do concelho, e fora dele que, após a quadra pascal, questionam os serviços municipais sobre nomes, temas e datas, de forma a conseguir conciliar o período de férias com as sugestões culturais da ‘Vila das Artes’. À semelhança dos anos anteriores, as propostas já calendarizadas prometem muita animação e, acima de tudo, abranger diversos públicos.

“Pela enorme afluência registada ao longo destes anos, não restam dúvidas de que os objetivos estão a ser alcançados. Sente-se o frenesim nas ruas, os eventos esgotam e Cerveira é tema de conversa em várias línguas! Somos exemplo de dinamismo, movimento e crescimento. Sabemos que temos um público fidelizado, mas também somos ambiciosos na procura de novas dinâmicas que continuem a cativar cada vez mais visitantes. Neste sentido, mantemos a aposta em eventos já consolidados, assim como apresentamos outras sugestões para serem ‘validadas’ pelos nossos visitantes”, sublinha o Presidente da Câmara Municipal, Fernando Nogueira.

Vila Nova de Cerveira encontra-se em contagem decrescente para quatro dias e quatro noites de muita dança. Com 15 anos de existência, o DANCERVEIRA - Festival Internacional de Dança volta a invadir, entre de 27 a 30 de junho, a ‘Vila das Artes’ com dança e magia, envolvendo 1000 bailarinos de 30 escolas do Norte de Portugal e da Galiza. Aos espetáculos gratuitos ao ar livre e diversas formações, esta edição incorpora, pela primeira vez, com Workshops ‘Dancer Summer Kids’, dirigidos a crianças dos 7 aos 11 anos.

A 13 de julho, a ancestral arte do crochet serve de inspiração para um espetáculo de luz, música e dança. De dois em dois anos, o desfile ‘O Crochet Veste com Arte em Cerveira’ faz a ligação entre esta arte secular, os trajes tradicionais minhotos e a contemporaneidade de peças de vestuário minuciosamente elaboradas à mão.

Palco de fomento e dinamização de práticas e expressões culturais populares nacionais e internacionais, a III BIA – Artes e Ofícios Tradicionais de Vila Nova de Cerveira acontece de 18 a 21 de julho, em pleno centro histórico. Mais do que uma feira de artesanato, a BIA é um espaço de intercâmbio singular que cruza tradição e modernidade, promovendo a mostra e venda de produtos artesanais diversos, os trabalhos ao vivo, os espetáculos de música tradicional, os encontros de formação e sem esquecer a gastronomia local.

Os quatro concertos intimistas trazem ao palco do Auditório Municipal nomes de referência nacional. Para as ‘Noites de Fado’, duas duplas e dois espetáculos de cumplicidade, com Camané e Mário Laginha (20 de julho) e Maria Ana Bobone convida Marco Rodrigues (27 de julho). O ‘Cerveira Acústica’ aposta em dois concertos para gerações distintas, com GNR (10 de agosto) e os HMB (17 de agosto).

Julho termina com o Festival Internacional de Danças Folclóricas – O Mundo a Dançar, com Vila Nova de Cerveira a receber os grupos de República de Benin, Chile, Filipinas e Sérvia, e agosto inicia com quatro dias de tradição com a realização das Festas Concelhias em Honra de S. Sebastião.

De 22 a 25 de agosto, a Festa da História de Vila Nova de Cerveira promete encher as ruas de motivos alusivos à temática d’ “Os cultos medievais”, onde não vai faltar o habitual cortejo medieval, um conjunto diversificado de espetáculos de teatro, música, falcoaria real, malabarismo e acrobacias, demonstração de serpentes, danças orientais e ofícios, para além da mostra e venda de produtos artesanais e gastronómicos.

Juntar a família é sempre um excelente programa, mas se a essa fórmula se acrescentar dezenas de brincadeiras do imaginário dos mais pequenos e potenciar o convívio transfronteiriço num ambiente natural e amigo do ambiente, o dia torna-se inesquecível! Unidos pelo rio Minho, Cerveira e Tomiño dinamizam, a 31 de agosto, mais de 12 horas de aventura transfronteiriça gratuita, com insufláveis para todas as idades, trampolins, zona acolhedora para bébes, pinturas faciais, dança, zumba kids, magia, concerto infantil com Uxía Lambona e a Banda Molona, espetáculo de teatro ‘O Feiticeiro de OZ’, dança com os heróis, e muitas surpresas.

O mês de setembro arranca com desporto e a realização do mítico Triatlo da Amizade, no dia 1, e termina com o tradicional XIV Festival de Bandas de Música, no dia 22, um evento que valoriza a música filarmónica e projeta o trabalho das bandas ao nível da formação, assumindo-se como um momento de intercâmbio cultural e convívio.

A estes eventos de destaque, junta-se ainda um conjunto de iniciativas também de grande importância, disponíveis na agenda cultural para o 3º trimestre de 2019. Cada um dos eventos tem um programa próprio, de forma a não se perder nenhum pormenor.

Perante esta diversidade e excelência, fica o convite do Município de Vila Nova de Cerveira para, este verão, Vi(m)ver Cerveira!

CARTAZ