CIM Alto Minho e província chinesa de Liaoning assinam protocolo de colaboração

2019/06/26

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), através do seu representante máximo, José Maria Costa, assinou, esta quarta-feira, um protocolo de colaboração com a província chinesa de Liaoning no setor do turismo e no setor empresarial. Vila Nova de Cerveira pretende consolidar relações já existentes e cativar novas parcerias.

O encontro, que contou com a presença dos diversos autarcas da CIM, entre os quais o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Fernando Nogueira, serviu para promover esforços conjuntos com o intuito de estabelecer intercâmbios e cooperação em diversas áreas, nomeadamente automóvel, agroindústria, plásticos e produtos de madeira.

De sublinhar que a ligação industrial entre Vila Nova de Cerveira e algumas cidades da China já existe e é profícua, com pelo menos seis empresas de maior dimensão, instaladas na Zona Industrial, a consolidar o volume de exportação para várias províncias chinesas. Com este protocolo intermunicipal, o objetivo é não só manter os contactos já existentes, mas sobretudo alavancar novas parcerias de futuro.

O Município de Vila Nova de Cerveira também tem vindo a desenvolver uma política de diplomacia e de colaboração com diversas cidades além-fronteiras, quer através da parceria em diversos projetos europeus, quer pela visita de diversos embaixadores ao concelho, dando a conhecer as inúmeras potencialidades de investimento, com destaque para a indústria, turismo e cultura.