Interrupção das obras de Requalificação do Espaço Público Envolvente ao Bairro da Calçada, à Urbanização de Cerveira e ao Centro Escolar de Cerveira

2019/07/09

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira informa que a empreitada de requalificação entre a Avenida José Luciano de Castro (junto ao Pavilhão Municipal de Desportos) e a Urbanização de Cerveira foi interrompida, entre os meses de julho e agosto, conforme inicialmente previsto, com o objetivo de minimizar transtornos aos comerciantes, aos residentes e à população em geral. Trabalhos são retomados a 9 de setembro.

Neste momento, e após a intervenção efetuada, já é possível assegurar em totais condições de segurança e sem condicionantes, quer a mobilidade dos peões através do acesso à passagem inferior, assim como a circulação automóvel. Alerta-se, contudo, que a sinalização rodoviária horizontal tem um caráter provisório.

Desde a sua origem, o espaço público envolvente ao Bairro da Calçada, à Urbanização de Cerveira e ao Centro Escolar de Cerveira não sofreu qualquer intervenção, encontrando-se atualmente em avançado estado de degradação ao nível da qualidade ambiental e das acessibilidades.

Com um investimento de cerca de 400 mil euros, comparticipado em 265 mil euros pelo FEDER, os trabalhos de requalificação foram programados por fases, de forma a não causar demasiados transtornos.

Após esta interrupção, prevê.se que a 9 de setembro, os trabalhos sejam retomados, implicando a interdição ao trânsito entre o cruzamento da Rua 15 de Maio e Rua da Calçada até ao cruzamento da mesma com a Rua das Penas.

A operação integra a candidatura “Requalificação do Espaço Público Envolvente ao Bairro da Calçada, à Urbanização de Cerveira e ao Centro Escolar de Cerveira”, submetida ao Aviso NORTE-16-2018-10 da Reabilitação Urbana.