Cruzes em crochet assinalam tradição pascal no Concelho

2015/03/24

Vila Nova de Cerveira tem dois novos atrativos turísticos em crochet. Dando continuidade ao projeto ‘O Crochet Sai à Rua’, foi erguida, na passada sexta-feira, em frente à Câmara Municipal, uma cruz de 3,5 metros, e uma outra de menor dimensão na Loja Interativa de Turismo, ambas ornamentadas em crochet. O objetivo é assinalar a comemoração da Semana Santa, que integra um vasto programa religioso e profano.
Pela forte tradição pascal, o Município cerveirense surpreende, uma vez mais, a comunidade residente e visitante com adornos em crochet criados por um grupo de colaboradoras municipais empenhadas e dedicadas em tornar este concelho uma referência na arte secular do crochet, e na sua preservação.
Á semelhança de outras iniciativas – Verão, Natal e Dia dos Namorados – estas cruzes em crochet, em tons da Quaresma, constituem-se como um ponto de visita obrigatória à entrada do centro histórico da vila. A cruz em frente à Câmara Municipal é constituída por 150 flores brancas, todas minuciosamente trabalhadas à mão, e uma grande faixa roxa, enquanto a cruz da LIT é toda forrada em crochet com um apontamento floral central.
Recorde-se que Vila Nova de Cerveira tem sido, desde o último verão, a ‘Vila das Artes’ também dedicada ao crochet, após a realização d’ ‘O Crochet Sai à Rua’ e ‘Cerveira Fashion em Crochet’, eventos que se tornaram virais um pouco por todo o país e além fronteiras.