Passar para o Conteúdo Principal

Município cerveirense participou no IV Meeting KNOTS! Em Herrera del Duque

Knots  project in herrera 1 980 2500
2019/07/02

O IV Meeting Internacional do projeto KNOTS! - Knowledge, Not Skepticism!, realizado de 27 de junho a 1 de julho, em Herrera del Duque, Espanha, teve como tema geral o desmascaramento de propaganda e de notícias falsas. Enquanto parceiro, o Município de Vila Nova de Cerveira esteve representado, dando o seu testemunho e contributo no sentido de potenciar ferramentas de literacia mediática e sensibilização para a importância da correta utilização e compreensão cuidadosa da informação.

O projeto KNOTS! - Knowledge, Not Skepticism! segue as recomendações do Conselho Europeu de ações destinadas a contrariar a difusão de notícias falsas, dentro e fora da União Europeia, e a favorecer a resiliência das comunidades europeias às dificuldades criadas pela desinformação.

Iniciado em fevereiro de 2018, já foram realizados três workshops Internacionais em diferentes cidades europeias: Castiglione in Teverina (IT), Vila Nova de Cerveira (PT) e Ivančna Gorica (SI). O tema comum de todas estas reuniões tem sido a educação para o uso correto dos media e o contraste com notícias falsas, ao mesmo tempo que se procura disseminar o conhecimento do funcionamento e das instituições da União Europeia aos cidadãos, encorajando a compreensão dos media.

Num total de 13 países europeus, o presente encontro contou com a presença do Município de Répáshuta (Hungria), Municípios de Bukkszentkereszt (Hungria), Castiglione in Teverina (Itália), Vila Nova de Cerveira (Portugal), Ivančna Gorica (Eslovénia), Siret (Roménia), Wieliszew (Polónia), Amt Trittau (Alemanha) Deryneia (Chipre), Herceg Novi (Montenegro), Mellieha (Malta) e as organizações da sociedade civil Balkanu Zieds (Letónia) e o Centro de Desenvolvimento da Voivodina (Sérvia), além do Município de Herrera del Duque (Espanha).

Cada delegação apresentou opiniões e recomendações coletadas das respetivas comunidades locais sobre temas relevantes para a Europa, bem como experiências práticas de identificação e desmascaramento de notícias falsas nos países de origem, a fim de favorecer o intercâmbio de práticas e técnicas para combater a desinformação. Paralelamente a esses momentos de troca e debate, as atividades práticas de alfabetização mediática foram planeadas com métodos informais e orientadas para a aquisição de habilidades.

De salientar que o KNOTS! - Knowledge, not Skepticism! é financiado para o Município húngaro de Répáshuta pelo Programa Europa para Cidadãos da União Europeia.