Vila Nova de Cerveira acolhe II Meeting do projeto 'European Future Is Our Future'

2019/07/12

Durante três dias (12 a 14 de julho), o Município Cerveirense é o anfitrião do projeto europeu EFOF - 'European Future Is Our Future', no qual participa uma comitiva de 25 pessoas oriundas dos municípios de Dalgopol (Bulgária), de Aksakovo (Bulgária), Osilo (Itália) e Nova Gorica (Eslovénia), além de Vila Nova de Cerveira.

Sob a temática 'My European Town', a abertura do programa de trabalhos contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Fernando Nogueira, que deu as boas-vindas às delegações parceiras, desejando uma boa estadia e uma profícua partilha de ideias e experiências.

Com cerca de 100 pessoas, a sessão desta manhã, que está a decorrer no Fórum Cultural de Cerveira, é dedicada à apresentação de projetos seniores, com destaque para o 'Olympics4All', estando prevista uma demonstração de jogos durante o período da tarde, no Parque de Lazer do Castelinho. Para este sábado, o objetivo é dar a conhecer a Eurocidade Cerveira-Tomiño e as suas iniciativas, nomeadamente a figura da Provedoria Transfronteiriça e o Orçamento Participativo Transfronteiriço.

O principal objetivo do projeto é tornar sustentável a rede de cidades “Cidades Abertas” no âmbito do presente projeto, numa perspetiva de longo prazo, através da promoção da cidadania europeia para uma participação cívica e democrática a nível local e da União Europeia. Para a sua concretização é necessário garantir uma cooperação mais ampla e sustentável através da expansão da Rede de Cidades “Cidades Abertas” estabelecidas por meio de intercâmbio cultural, compartilhamento de ideias e boas práticas das autarquias locais; assim como incentivar a participação civil democrática, a responsabilidade dos cidadãos pelos valores europeus e fomentar um sentimento de pertença à União Europeia.