Passar para o Conteúdo Principal

International Summer School da Agência Espacial Europeia e do Centro Comum de Investigação arrancou hoje em Vila Nova de Cerveira

International summer school 1 980 2500
2019/07/15

Organizada pela Agência Espacial Europeia (ESA) e pelo Centro Comum de Investigação (CCI), em colaboração com a Universidade do Porto, a International Summer School GNSS2019 arrancou hoje em Vila Nova de Cerveira, com o apoio da Câmara Municipal. A sessão de abertura contou com a presença da Vereadora do Município, Aurora Viães, da Prof. da Universidade do Porto, Luísa Bastos, do Prof. Guenter W. Hein da ESA Munich Aerospace e chefe-adjunta da Unit E.02 – Technology Innovation in Security do CCI, Naouma Kourti.

A decorrer até 26 de julho, a iniciativa representa uma oportunidade única para os mais de 50 jovens participantes, na sua maioria investigadores de navegação por satélite participantes. No total são 19 os oradores envolvidos, cientistas e especialistas de todo o mundo, como o Diretor do Programa Galileo e Atividades Relacionadas à Navegação (D / NAV), Paul Verhoef.

O objetivo desta Escola de Verão é dar uma visão geral da navegação por satélite, explorando as bases teóricas do Sistema Global de Navegação por Satélite GNSS, os seus sinais, o processamento realizado pelos recetores de sinal e, finalmente, determinar a posição-tempo de navegação (PNT) solução. Além de workshops práticos, dando uma ideia realista do trabalho realizado nesta área, serão realizadas palestras sobre direitos de propriedade intelectual e patentes.

Durante toda a semana, os participantes também terão a oportunidade de falar sobre o futuro dos sistemas de navegação por satélite e criar um projeto empresarial baseado numa ideia inovadora. O programa é aberto a estudantes de pós-graduação, doutorandos, investigadores em estágio inicial e jovens engenheiros e profissionais interessados em ampliar seus conhecimentos.

Mais informações: https://www.esa-jrc-summerschool.org/