Passar para o Conteúdo Principal

Semana da Saúde nas Escolas envolveu docentes, alunos e pais

Semana da sa de nas escolas envolveu docentes  alunos e pais 1 980 2500
2015/03/23

Os vários estabelecimentos de ensino de Vila Nova de Cerveira receberam, ao longo da semana passada, mais uma edição da Semana da Saúde das Escolas. Através de palestras, workshops, formações, rastreios e visitas, centenas de estudantes foram sensibilizados para a prevenção e diagnóstico precoce da doença.
Com organização da Câmara Municipal, Agrupamento de Escolas, Colégio de Campos, ETAP e Centro de Saúde, em parceria com IPST, GAF, Saúde Pública, EPRAMI, Optiminho, Carmo Preto e Centro de Respostas Integradas, a Semana da Saúde nas Escolas forneceu um conjunto de atividades de estímulo e enriquecimento do trabalho educativo dos profissionais de saúde e de educação, tendo como princípio, se uma criança cresce com hábitos saudáveis, a tendência é que se torne um adulto saudável.
Mais uma vez, toda a comunidade escolar cerveirense envolveu-se nesta atividade, através de uma participação ativa e dinâmica. Para além de visitas ao Instituto Português do Sangue e da Transplantação, o programa integrou também palestras, ações de sensibilização, workshops de alimentação para encarregados de educação e alunos, formações, rastreios diversos, e exposições. Não obstante, cada estabelecimento de ensino desenvolveu ainda um conjunto de iniciativas próprias complementares à temática abordada.
Procurando mobilizar a temática prioritária da saúde no seio da comunidade escolar, esta iniciativa teve como finalidade promover o encontro entre profissionais de saúde e educação para a partilha de ideias e experiências em saúde escolar, bem como a atualização de conhecimentos, reforçar as competências e desafiar para a utilização de novas estratégias na intervenção em meio escolar.