Passar para o Conteúdo Principal

Escuteiros de Campos assinalam o Dia do Apóstolo S. Tiago Mayor

Img 4348 1 980 2500
2019/07/31

Um conjunto de 20 mini-vitrais com a imagem de S. Tiago Mayor pintada à mão encontra-se exposto, durante este mês de agosto, na Loja Interativa de Turismo de Vila Nova de Cerveira. Iniciativa protagonizada pelos Exploradores do Agrupamento de Escuteiros de Campos 981 destaca o dia deste reconhecido apóstolo que se comemora a 25 de julho. Entrada livre.

Santiago, conhecido em espanhol como Santiago Apóstol, é o santo padroeiro de Espanha e é especialmente amado na Galiza e na cidade de Santiago de Compostela, no norte do país. Pela proximidade e pela ligação religiosa através do Caminho Português da Costa, são cada vez mais os municípios portugueses de fronteira, como o caso de Vila Nova de Cerveira, que também se associam de forma simbólica a estas comemorações.

Sob esta premissa, os Exploradores dos Escuteiros de Campos partiram à descoberta, desenharam a imagem de S. Tiago Mayor, replicaram-na em mini-vitrais e coloriram-na minuciosamente à mão, resultando num trabalho que pode ser agora admirado através desta exposição na Loja Interativa de Turismo da ‘Vila das Artes’.

Segundo a lenda, foi a aparição dos restos do Apóstolo Santiago que originou a criação da capital galega. Santiago de Compostela converteu-se rapidamente em cidade santa, juntamente com Jerusalém e Roma, e em centro de peregrinações, dando lugar ao Caminho de Santiago (Património da Humanidade).