Arrancam hoje as Festas Concelhias 2019 em Honra de S. Sebastião

2019/08/01

Vila Nova de Cerveira celebra S. Sebastião, com quatro dias de iniciativas religiosas e recreativas em pleno centro histórico. A Comissão das Festas Concelhias, com o apoio da Câmara Municipal, aposta num programa que realça a tradição cerveirense e alto-minhota.

Todos os anos, por ocasião do mês de agosto, Vila Nova de Cerveira acolhe centenas de emigrantes que regressam à sua terra natal para gozar um merecido período de descanso. As Festas Concelhias em honra de S. Sebastião representam um momento importante de encontros e reencontros, num ambiente de diversão.

De acordo com o programa apresentado, as festividades arrancam esta quinta-feira à noite, a partir das 21h00, com um festival de folclore que conta com a participação de seis grupos oriundos de Santa Marta de Portuzelo (Viana do Castelo), Etnográfico de Vila Praia de Âncora (Caminha) e os grupos da ‘casa’, nomeadamente Sopo, Campos, Gondarém e Reboreda.

A programação prossegue na sexta-feira, dia 2 de agosto, com arruadas do Grupo de Bombos de Figueiras na Rua, Rubiães (Paredes de Coura), sendo o Desfile de Trajes Etnográficos das Freguesias do Concelho o destaque deste segundo dia, com início previsto para as 20h00, com saída do Castelo D. Dinis. A animação musical noturna fica a cargo da Orquestra KUBO, a partir das 22h00.

O sábado, 3 de agosto, é mais direcionado para a vertente musical, com o período da manhã reservado à participação dos vários grupos de bombos do Concelho (Covas, Cornes, Nogueira e Sopo); durante a parte da tarde e noite decorrem os concertos das bandas musicais convidadas – Banda de Música de Antas (Esposende) e Banda Nova de Fermentelos (Águeda); para as 18h00 está agendada a inauguração da exposição “Sacrifício” de Mircea Roman no Factory; estando o encerramento deste terceiro dia a cargo de mais um grupo musical (Grupo Show Band).

No último dia, domingo, 4 de agosto, a vertente religiosa ganha ênfase com a Missa Solene com sermão, agendada para as 11h00, e a Majestosa Procissão em honra de S. Sebastião, às 17h30, momentos abrilhantados pela Banda de Música de Carregosa e pela Fanfarra do Peso da Régua, respetivamente. O Grupo Costa Rica inicia a sua atuação às 22h30.

Para dar ainda mais brilho e cor, a Comissão de Festas tem previstos dois espetáculos de fogo de artifício: um às 00h00 de sábado no rio Minho, e um outro no domingo, à mesma hora, no Largo da Feira, com a vertente piromusical.