Missa Pascal juntou utentes de IPSS’s do concelho

2015/03/23

Cerca de 150 utentes de seis Instituições Particulares de Solidariedade Social de Vila Nova de Cerveira participaram, na passada sexta-feira, 20 de março, na Missa Pascal, que decorreu na Igreja Paroquial de Campos. Encontro terminou com lanche-convívio numa mesa de Páscoa recheada.
Integrada no Grupo ‘Dar Vida aos Anos’, esta iniciativa, com caráter anual, visa promover a prática religiosa e proporcionar momentos de convívio e lazer aos idosos do concelho, através da comemoração de uma tradição alto-minhota, a quadra pascal.
Organizada pela Câmara Municipal e pelo Centro Social e Paroquial de Campos, os utentes das seis instituições assistiram e participaram na Missa Pascal, celebrada pelo Padre Eugénio de Araújo. Cada instituição deu o seu contributo na celebração eucarística, entoando cânticos, proclamação das leituras, na entrega de oferendas no Ofertório, e na Ação de Graças.
Após este momento religioso para assinalar a Páscoa, o Centro Paroquial e Social de Campos acolheu um lanche-convívio para todas as instituições presentes, antecipando uma mesa de Páscoa do Alto Minho, com doçaria caseira e caraterística desta quadra pascal. No final, e como recordação, cada utente levou consigo uma pequena cruz em papel elaborada pelos utentes ‘anfitriões’ do Centro Social e Paroquial de Campos, e um saco de amêndoas oferecido pela autarquia cerveirense. A vereadora da Ação Social, Aurora Viães, acompanhou a iniciativa, sublinhando o papel e o contributo de todos os idosos na constituição da nossa sociedade e felicitando-os pela vitalidade que transmitem.
As instituições participantes da Missa Pascal foram a Associação de Desenvolvimento Social e Local de Vila Nova de Cerveira, o Centro Social e Paroquial de Campos, Centro Paroquial e Social de Covas, Centro Social e Paroquial de Gondarém, Centro Paroquial de Promoção Social e Cultural de Reboreda e o Lar Maria Luísa da Santa Casa da Misericórdia.