Autarquia promove campanha de sensibilização ‘Feira Limpa, Um Gesto… Uma Atitude’

2019/08/12

Reconhecida como uma das feiras mais populares entre o Norte de Portugal e a Galiza, a Feira Semanal de Vila Nova de Cerveira quer manter uma imagem atrativa e asseada do espaço. Para debelar a crescente concentração de lixo (plástico) no final de cada feira, a Câmara Municipal promoveu, este sábado, uma ação de sensibilização a apelar ao bom-senso dos feirantes para deixarem o recinto da feira devidamente limpo. Bem acolhida pela maioria dos feirantes, a iniciativa constou da entrega de sacos para a recolha de lixo e de um folheto informativo com as penalizações a aplicar.

O lançamento da campanha de sensibilização - ‘Feira Limpa, Um Gesto… Uma Atitude’ - contou com a participação do vice-presidente da Câmara Municipal, Vitor Costa, que, acompanhado pelos fiscais da feira, contactou com cada um dos 247 feirantes, expondo o recorrente cenário em nada condizente com a imagem pública de Vila Nova de Cerveira, ao nível estético e ambiental.

O folheto informativo distribuído alerta para o estado do recinto da feira no antes e pós feira através do registo fotográfico, além de relembrar as penalizações que constam do Regulamento da Feira Semanal e que passam a ter aplicação a partir do próximo sábado. Está regulamentado que, “antes de abandonar o recinto da feira, os feirantes têm o dever de promover a limpeza dos espaços correspondentes aos lugares de terrado que lhes tenham sido atribuídos”. “A falta de cuidado por parte do feirante quanto à limpeza e à arrumação do espaço de instalação da sua venda, quer durante a realização da feira quer aquando do levantamento do mesmo, constitui contraordenação punível com coima graduada de 50€ até ao máximo de 150€, no caso de pessoa singular, ou de 125€ até ao máximo de 250€, no caso de pessoa coletiva”.

Complementarmente, o executivo municipal procedeu à entrega de sacos para a recolha de lixo a cada um dos feirantes. A iniciativa foi bem acolhida pela grande maioria, que assumiu o compromisso cívico de prestar mais atenção e ter mais cuidado com a limpeza do recinto, assim como de serem veiculadores da mensagem.

De realçar que esta campanha de sensibilização promovida pela Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira tem uma dupla função: a de contribuir para uma imagem da Feira Semanal como um espaço limpo e asseado, respeitado por todos; e lançar um apelo à separação de resíduos, com evidentes ganhos ambientais.