Passar para o Conteúdo Principal

Cerveira assistiu a II Meeting ‘Pop-Up Europe’ na Letónia

20190816 113908 1 980 2500
2019/08/19

Tendo como enfoque a partilha de boas práticas de projetos financiados pela União Europeia dedicados à juventude e à sustentabilidade ambiental, o Município de Vila Nova de Cerveira esteve representado, de 14 a 18 de agosto, no II Meeting do projeto ‘Pop-Up Europe’ em Gulbene (Letónia). Encontro serviu para aprofundar a importância e impacto de campanhas de informação e sensibilização sobre temas europeus.

Coordenado pelo Município de Silvi (Itália), o ‘Pop-Up Europe - Delivering Europe to its Citizens’ agrega o Município de Vila Nova de Cerveira (Portugal), a Província de Antuérpia (Bélgica) e o Município de Gulbene (Letónia), e cujo objetivo é o reforço de laços europeístas e a troca de experiências em prol de uma cidadania mais participativa, inclusiva e sustentável.

Atendendo ao contexto territorial e social da Letónia, o Município anfitrião de Gulbene centrou esta segunda ação de capacitação nas políticas de juventude e ambientais, dando a conhecer algumas das iniciativas que têm sido desenvolvidas a nível local e com resultados muito significativos no que diz respeito à interação e envolvimento das populações.

Na qualidade de parceiro, o Município de Vila Nova de Cerveira assistiu às sessões e contactou com alguns dos projetos implementados no terreno, de forma a analisar a possibilidade de enquadramento ou de réplica no concelho, de forma a promover novas oportunidades europeias a nível local.

O projeto ‘Pop-Up Europe’ surgiu como uma resposta às recentes afirmações do Parlamento Europeu que considera que o futuro da Europa começa nas cidades e com os cidadãos e que as autoridades locais estão melhor posicionadas para combater o populismo - através da implementação de projetos que envolvam os cidadãos e a sua comunidade. Assim, durante dois anos, o projeto ‘Pop-Up Europe’ enquadrado na Ação-Chave 2 - Educação de Adultos - Parcerias Estratégicas - KA204 é diretamente financiado pela Agência Erasmus+ Italiana.