Passar para o Conteúdo Principal

XII Triatlo Amizade Cerveira-Tomiño 2019 reúne mais de 300 atletas

Cartaz triatlo da amizade 1 980 2500
2019/08/30

O XII Triatlo da Amizade Cerveira-Tomiño decorre, este domingo, 1 de setembro, no âmbito da Eurocidade, prevendo-se a participação de mais de 300 atletas federados e amadores, oriundos dos dois países vizinhos.

Os participantes terão que nadar uma distância de 750 m no rio Minho, previamente a uma prova de ciclismo de estrada de 20 Kms, e finalizando com uma corrida a pé de 5 Kms. As etapas decorrem entre a localidade galega de Goián, no Município de Tomiño, e Vila Nova de Cerveira, com pontos de partida e chegada localizados no Espaço Fortaleza, em Goián, e o parque de transição no Cais do Rio Minho, em Cerveira.

Sendo o único triatlo dinamizado entre Portugal e Espanha, o Triatlo da Amizade Cerveira-Tomiño acarreta uma grande responsabilidade, quer pelo reconhecimento das equipas de atletas participantes, quer pelo caráter de potenciação do desporto transfronteiriço, tendo o rio Minho como recurso de ligação.

Em disputa está o “Troféu da Amizade”, uma obra do escultor espanhol Arcádio Blasco. Esta pequena escultura tem a designação de “Encontro de Culturas” e, desde a primeira edição, é o símbolo do Triatlo da Amizade.
O circuito jovem de promoção em BTT está agendado para o período da manhã (início 10h15 PT), e o Triatlo Sprint Estrada tem arranque às 14h30 (PT).