Comunicado Conjunto - Encontrado corpo de triatleta desaparecido no rio Minho

2019/09/05

COMUNICADO CONJUNTO

Federação de Triatlo de Portugal, Federación Galega de Triatlon e Péntatlon Moderno, Pedal’Arte, Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e Concello de Tomiño

Encontrado corpo de triatleta desaparecido no rio Minho

O corpo do jovem triatleta desaparecido, desde domingo, no rio Minho, foi encontrado esta manhã, pelas 07h00, a flutuar na água na margem portuguesa, na zona em frente à Piscina Municipal.

A decorrer as operações de vigilância no terreno, um elemento da corporação dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira deu o sinal de avistamento do cadáver, tendo sido imediatamente acionado um bote do NRP Rio Minho para concretizar o resgate do corpo para, posteriormente, ser encaminhado para o Instituto de Medicina Legal de Viana do Castelo.

Dado a ocorrência ter acontecido durante a prova de natação do XII Triatlo da Amizade, com organização conjunta, a Federação de Triatlo de Portugal, a Federación Galega de Triatlon e Péntatlon Moderno, a Pedal’Arte, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e o Concello de Tomiño manifestam publicamente o profundo pesar pela perda do jovem de 23 anos, endereçando as mais sentidas condolências à família e amigos.

Após quatro dias de operações de buscas intensivas, as duas federações, a associação e ambas as autarquias emitem ainda um agradecimento especial a todo o dispositivo destacado que, sob coordenação da Capitania do Porto de Caminha e da Comandancia Naval Del Miño, realizaram um trabalho incansável no decorrer de toda a operação.

Neste momento, solicita-se o respeito necessário de forma a que família e amigos possam realizar as cerimónias fúnebres com a maior privacidade possível.

O Ministério Público já procedeu à abertura de um inquérito, pelo que se aguarda com a brevidade possível o apuramento dos factos inerentes ao sucedido.

05 de setembro de 2019