“Cada um dá o seu contributo para cimentar um futuro que queremos cada vez melhor”

2019/09/09

Foi com uma mensagem de agradecimento e de esperança que o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira presidiu, esta segunda-feira, à receção oficial aos professores do Agrupamento de Escolas do concelho, no arranque de mais um ano letivo. Fernando Nogueira enalteceu ainda o importante papel educativo na vertente ambiental, “um dos maiores desafios da nossa sociedade e para a qual cada um de nós deve refletir e incentivar os jovens a dar passos fundamentais”.

Desde 2015, o atual executivo cerveirense assinala o início de cada ano letivo com um encontro de professores, e no qual reitera o empenho e a disponibilidade da Câmara Municipal em trabalhar em consonância com a direção do Agrupamento de Escolas, e respetivos professores, dentro das capacidades e prorrogativas inerentes.

O ato simbólico deste ano contou com a “presença massiva” de mais de 60 professores que lotaram o Salão Nobre para partilhar perspetivas sobre o futuro da educação do concelho de Vila Nova de Cerveira. Sublinhando “os tempos exigentes que se vivem”, o edil cerveirense abordou a temática da preocupação ambiental e o contributo que cada um pode dar “para cimentar um futuro que queremos cada vez melhor”.

Deixando um agradecimento pelo trabalho desenvolvido e reforçando a parceria importante e continuada entre autarquia e escola, Fernando Nogueira deixou ainda uma boa notícia, a requalificação do edifício da Escola Básica e Secundária. “É seguramente uma obra que todos desejamos, cujos trabalhamos contamos que iniciem na Primavera, sem causar grandes constrangimentos, para que possamos dar ainda melhores condições para professores e alunos”.

Agradecendo “a confiança e a harmonia profissional” existente entre o Agrupamento de Escolas e a Câmara Municipal, “primeiro parceiro estratégico”, o diretor Artur Venceslau Teixeira afirmou que os resultados dos alunos são o reflexo do trabalho em contexto de sala de aula, assegurando que 90% jovens estudantes de Vila Nova de Cerveira que, este ano, se candidataram ao ensino superior entraram na 1ªfase e em alguns dos cursos reconhecidos como muito relevantes. “O nosso contributo no acesso dos alunos ao ensino superior potencia a uma aprendizagem constante e contínua ao longo da vida”, ressalvou.

Como também tem sido prática recorrente, e procurando envolver os professores na dinâmica da comunidade cerveirense, a Câmara Municipal convidou-os para uma visita ao Fórum Cultural de Cerveira e à mais recente exposição “Pure Pop Art”, com obras gráficas de alguns dos artistas mais representativos e icónicos da POP ART, movimento surgido na década de 1950 em Londres (Inglaterra) que alcançou a sua maturidade em Nova York (Estados Unidos da América) nos anos 60.

• Receção Professores 09.09 (18)
  • Receção Professores 09.09 (28)