Passar para o Conteúdo Principal

Aberto período de propostas para Orçamento Participativo Transfronteiriço Cerveira-Tomiño

Opt 2020 1 980 2500
2019/09/10

Prosseguindo com o envolvimento de ambas as comunidades em prol de um território comum sustentável, a Eurocidade Cerveira-Tomiño lança a 4ª edição do Orçamento Participativo Transfronteiriço. Propostas com interesse partilhado devem ser apresentadas até 31 de outubro. Todo o processo encontra-se disponível na plataforma http://participacerveiratomino.eu  

Dotado com 20 mil euros, o Orçamento Participativo Transfronteiriço Cerveira-Tomiño é uma das prioridades da Eurocidade Cerveira-Tomiño, com a qual se pretende potenciar a participação pública e o poder de decisão da cidadania de ambas margens do rio Minho.

As três edições já concretizadas corroboram a excelente dinâmica das populações dos dois concelhos vizinhos em alavancar a partilha e o intercâmbio existente a outras áreas de interesse comum, através da realização de ações e atividades com implicações positivas na melhoria da qualidade de vida.

Desta forma, a partir desta terça-feira, 10 de setembro, encontra-se aberto o processo para a apresentação de propostas ao OPT Cerveira-Tomiño 2020 que se prolonga até 31 de outubro. Podem participar pessoas singulares ou coletivas com morada social ou fiscal em Vila Nova de Cerveira ou Tomiño, sendo que cada proposta deve ter um proponente de cada concelho. Haverá dois projetos vencedores (dotação de 10 mil euros cada) pelo que, no período de votação, as pessoas têm de selecionar obrigatoriamente dois projetos. Todo o processo de candidatura e votação decorre através da página web http://participacerveiratomino.eu 

De relembrar que o OPT é um projeto cofinanciado em 75% pelo programa INTERREG VA POCTEP de cooperação transfronteiriça, através de fundos FEDER da União Europeia. A Agenda Estratégica de Amizade Cerveira-Tomiño promove igualmente iniciativas como a provedora transfronteiriça e ações para facilitar a utilização partilhada de serviços e a dinamização económica do território.