Arranque do programa Diabetes em Movimento em Vila Nova de Cerveira

2019/10/07

Decorreu, no passado dia 2 de outubro, a apresentação do 'Diabetes em Movimento', um programa comunitário de exercício físico gratuito para pessoas com diabetes tipo 2. Em Vila Nova de Cerveira, as sessões estão marcadas para as 2ª, 4ª e 6ª feiras, entre as 17h15 e as 18h45, no Pavilhão Gimnodesportivo da Escola Secundária.

Sob coordenação da Direção-Geral da Saúde e desenvolvido numa parceria entre a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e a Unidade Local de Saúde do Alto Minho, esta iniciativa inclui a realização de três sessões semanais de exercício físico, monitorizado por profissionais do exercício e por enfermeiros, e ainda por sessões de educação para a saúde.

Durante esta ação de apresentação, os utentes foram informados sobre o modo de funcionamento do programa, tendo colocado algumas questões mais personalizadas de acordo com as rotinas diárias. Estiveram presentes a Vereadora da Ação Social da Câmara Municipal, Aurora Viães, um dos administradores da ULSAM e representante dos Municípios junto da ULSAM, Dr. Rui Teixeira, o enfermeiro do Centro de Saúde, Alberto Dias, o técnico responsável da Câmara Municipal, André Silva, e o técnico responsável pela orientação das aulas, Pedro Ribeiro.

Dado tratar-se de um programa que se desenvolve em Vila Nova de Cerveira, no período entre outubro 2019 e junho 2020, os interessados em integrar este grupo devem obter mais informações junto do médico e/ou enfermeiro de família.

As sessões, que são gratuitas, estão marcadas para as 2ª, 4ª e 6ª feiras, entre as 17h15 e as 18h45, no Pavilhão Gimnodesportivo da Escola Secundária de Cerveira.