Passar para o Conteúdo Principal

Cerveirenses testemunham importância da educação para construir a identidade da UE

Img 20191005 wa0000 1 980 2500
2019/10/07

O Município de Vila Nova de Cerveira marcou presença, entre os dias 3 e 5 de outubro, no 4º Meeting Internacional do Wivas - Working for Innovative Volunteering And Solidarity, que decorreu na cidade de Novo Mesto, na Eslovénia, partilhando a opinião de jovens cerveirenses em relação a desafios e sugestões para manter a coesão da União Europeia.

Parceiro deste projeto submetido, em 2018, ao programa Europa para os Cidadãos pelo Chipre e do qual fazem parte mais 13 delegações, o Município cerveirense tem procurado dar o seu contributo para a discussão em torno de temáticas transversais à União Europeia como a solidariedade, os riscos do euroceticismo e o futuro da Europa, através dos jovens na qualidade de principais impulsionadores do europeísmo.

Na cidade de Novo Mesto, Eslovénia, o 4º Meeting do Wivas teve um papel fundamental para fomentar um sentimento de compromisso social, intercultural e de cidadania europeia, além de impulsionar o voluntariado transnacional e a solidariedade intergeracional.

Representado pelo Presidente da Câmara Municipal, Fernando Nogueira, o Município de Vila Nova de Cerveira deu a conhecer alguns dos projetos em curso e com uma dimensão além-fronteiras, nomeadamente o ‘In Common Sports’ e a Eurocidade Cerveira-Tomiño. Foram ainda projetados testemunhos de jovens cerveirenses que, consensualmente, acreditam que os governos devem concentrar-se na educação – ir às escolas e incentivar as crianças - para alcançar uma maior coesão e integração europeia.

Do programa deste Meeting contou ainda a receção oficial das comitivas parceiras pelo presidente da Câmara Municipal, Gregor Macedoni; os workshops de partilha de opiniões e soluções; a oportunidade de participar no exercício de proteção civil; bem como de apreciar in loco da organização da cidade com cerca de 20 mil habitantes e das suas boas práticas ambientais.