Convento SanPayo propõe dia aberto à comunidade com instalação artística transfronteiriça assinada por alunos

2019/10/15

Resultante do projeto vencedor ao Orçamento Participativo Transfronteiriço Cerveira-Tomiño 2019, cerca de 200 crianças de ambos os concelhos desenvolveram, conjuntamente, ao longo de uma semana, uma atividade que conjugou Arte e Natureza, num espaço pleno de singularidade. Como forma de assinalar mais um aniversário do saudoso Mestre José Rodrigues, o Convento de SanPayo vai estar de portas abertas, dia 26 de outubro, para as comunidades educativas e a população em geral desfrutarem dos trabalhos realizados.

No Monte de SanPayo, a valorização da natureza é uma preocupação secular e continuadamente preservada, quer pelos Franciscanos, quer pelo Mestre José Rodrigues, e agora pelas crianças de Cerveira e Tomiño.

Com direção artística da responsabilidade da artista multidisciplinar galega Mercé de Rande, que desenhou o conceito do projeto, e as oficinas em parceria com a artista portuguesa e design gráfica Mariana Carapinha, as crianças do 5º ano de escolaridade de Cerveira e Tomiño foram desafiadas a dar asas à imaginação.

Divididas em grupos transfronteiriços, as crianças participantes criarem trabalhos bastante criativos dotados de uma forte componente ambiental, com recurso a materiais reutilizáveis e da natureza (folhas, paus, pinhas, pedras, garrafas e copos de plástico, entre outros), além de vivenciarem um intercâmbio lúdico-pedagógico de caráter transfronteiriço.

O resultado final vai ser apresentado, publicamente, através de uma instalação artística única e atrativa, num dia de portas abertas do Convento de SanPayo a toda a comunidade, e de forma a assinalar também mais um aniversário do saudoso Mestre José Rodrigues.

De sublinhar que este projeto foi impulsionado conjuntamente pelas Associações de Pais dos Centros Escolares de Cerveira e a Mesa de ANPAS dos Centros Educativos de Tomiño, no âmbito da última edição do Orçamento Participativo Transfronteiriço.