Projeto ‘Olympics4All’ entre os nomeados para prémio de Município do Ano 2019

2019/10/18

Vila Nova de Cerveira volta a figurar na prestigiada lista de municípios portugueses nomeados ao “Concurso Municípios do Ano” - 2019, dinamizado pela Universidade do Minho, através da sua plataforma UM-Cidades. Após ter sido eleito, em 2017, na categoria Norte (menos 20.000 habitantes) com a “Agenda de Cooperação Transfronteiriça Amizade Cerveira-Tomiño”, para esta edição 2019 concorre com o projeto ‘Olympics4All’. Vencedores são revelados a 15 de novembro, em Arouca.

No total dos 308 municípios portugueses foram submetidas 51 candidaturas às diversas categorias regionais, incluindo, pela primeira vez, a categoria Intermunicipal. Os projetos dos municípios nomeados vão ser avaliados pelo Júri Nacional para encontrar os nove municípios com prémio regional, um prémio intermunicipal e o Município do Ano 2019.

Este ano, Vila Nova de Cerveira apresenta-se a concurso com o ‘Olympics4All’, um projeto liderado pela Câmara Municipal em 2015 e que já vai na V edição, envolvendo todos os concelhos do Alto Minho, além de estar a ser replicado em mais países da Europa, fruto da aprovação de uma candidatura submetida pelo Município cerveirense ao programa Erasmus + Desporto (Espanha, Bulgária, Hungria e Itália), com a designação de ‘In Common Sports’.

Apostando nas dimensões da transnacionalidade e da intergeracionalidade, o ‘Olympics4All’ pretende abordar aspetos pedagógicos inerentes ao processo de educação e socialização de jovens e idosos, tendo por referência a competição em torno das modalidades desportivas universais e dos jogos tradicionais. Entre os objetivos gerais do projeto está o aumento da consciencialização para a prática do desporto sem fronteiras, sem idade e sem género predefinidos, e a ampliação da participação no desporto e na atividade física dos grupos mais vulneráveis e contribuir para a aquisição de competências com dimensão europeia dos jovens tendo em vista a criação de oportunidades de emprego na área do desporto.

Nomeado na categoria Norte (menos 20.000 habitantes), Vila Nova de Cerveira disputa o prémio com o projeto de Amares designado de “Urjalândia - Aldeia de Natal Sustentável”, com o MDOC - Festival Internacional de Documentário de Melgaço e o Parque Biológico de Vinhais.

O prémio “Municípios do Ano” 2019 é dinamizado pela Universidade do Minho, através da sua plataforma UM-Cidades com o objetivo “de reconhecer as boas práticas dos municípios portugueses, através de um projeto que tenha produzido impacto positivo ao nível do território e/ou da economia e/ou da sociedade, com implementação após 1 de janeiro de 2015”.

Os resultados finais serão anunciados na "Cerimónia de Entrega dos Prémios Municípios do Ano 2019", a ter lugar no dia 15 de novembro, no Mosteiro de Arouca, em Arouca.