‘Tudo se Transforma’ em Cerveira para alunos do 1º ciclo

2015/03/13

O Projecto Pedagógico das Comédias do Minho apresenta, entre segunda e quinta-feira da próxima semana, em Vila Nova de Cerveira, ‘Tudo se Transforma’ - espetáculo destinado a crianças do 1º ciclo do Ensino Básico. Sessões decorrem na Biblioteca Municipal, às 10h00 e 14h00.
Com criação de Rui Mendonça e co-criação e interpretação de Tânia Almeida, este espetáculo questiona: Há um início e um fim para as coisas? Num caminho enérgico percorrem perguntas e incertezas. Umas atrás das outras circulam em constantes movimentos. Para onde nos levam? Ao encontro de verdades e mistérios, que por vezes são espantosos e inquietantes. Sobre isso pensamos…uns alto, outros baixinho…
‘Tudo se Transforma’ conta a aventura duma menina cuja vida se transforma por causa do aparecimento dum cão e volta a transformar-se quando ele desaparece. A vida tal como um livro. Um capítulo atrás do outro. Até se chegar à contracapa. É aí que o livro acaba ou é aí que verdadeiramente começa por estar mais vivo do que nunca para o leitor.
Onde está o começo e o fim numa natureza em que “nada se perde, nada se ganha, tudo se transforma”? Esta frase do cientista Lavoisier é dum realismo mágico. Parece um contra-senso mas é a mais pura das verdades. Como também o é sermos feitos da mesma matéria que as estrelas.
Este espetáculo, destinado a crianças do 1º ciclo do Ensino Básico, tem também agendada uma sessão para o público familiar, no sábado 21 de março, pelas 11h00, na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira.