Autarquia mantém apoios financeiros diretos para as freguesias em 2020

2019/11/06

Após a realização de reuniões “francas e assertivas” com cada um dos 11 presidentes de junta de freguesia do concelho, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira afirmou, na reunião camarária de 31 de outubro, que a transferência de verbas para as freguesias em 2020 não sofre alterações, sendo distribuídos 310 mil euros.

Prosseguindo com a valorização do trabalho de proximidade dinamizado pelas Juntas de Freguesia junto das suas populações, através de uma resposta célere às suas necessidades e interesses, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira tem executado com os compromissos propostos, dentro das possibilidades orçamentais.

Para 2020, e do périplo de reuniões estabelecidas, o edil cerveirense garante ter obtido “um acordo consensualizado” e que, “apesar do próximo orçamento municipal ser um pouco maior, a receita própria é a mesma, pelo que não seria sustentável aumentar as transferências diretas para as freguesias”. No entanto, Fernando Nogueira afirma que, aos 310 mil euros de apoios diretos para as iniciativas das freguesias, “a autarquia cerveirense presta, ao longo do ano, apoios extraordinários, financeiros e/ou logísticos, que se revelam igualmente importantes para as freguesias”.

Aprovada por maioria em sede de reunião de câmara, a proposta segue para análise e aprovação pela Assembleia Municipal agendada para 13 de dezembro. A distribuição das verbas respeita os critérios da fórmula acordada em Assembleia Municipal.