'O Crochet Veste com Arte' - Artes e Ofícios Tradicionais em exposição

2019/11/07

Depois do sucesso do desfile ‘O Crochet Veste com Arte’ de 13 de julho, os 16 trajes em crochet, que evocam as artes e ofícios tradicionais de cada uma das freguesias do concelho de Vila Nova de Cerveira, encontram-se expostos na Galeria da Loja Interativa de Turismo, até ao final do ano. Mostra surpreendente pode ser visitada de 2ªfeira a sábado, no período normal de funcionamento.

Desde 2014, a arte secular do crochet volta a estar na moda graças ao ‘O Crochet Sai à Rua’, um projeto de decoração das ruas, edifícios públicos e espaços comerciais de Vila Nova de Cerveira, durante a época de Verão. Com uma adesão imediata, o evento ganhou caráter bienal, sendo complementado ‘O Crochet Veste com Arte’, ou seja, a arte do crochet extravasou as ruas e subiu às passerelles desfilando autenticidade.

E é deste desfile em crochet, de realização também bienal, que têm surgido peças de vestuário temáticas, ovacionadas pela criatividade e beleza, em Portugal e também em ações de promoção do Município de Vila Nova de Cerveira no estrangeiro, sendo o caso mais recente na reconhecida Feira Internacional de Macau.

Depois de em 2017, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira ter desafiado as juntas de freguesia a recriaram, integralmente em crochet, os trajes tradicionais minhotos, (traje dos noivos, de meia-senhora, de lavradeira (verde, vermelho e azul), de domingar, do campo e de dó), este ano a aposta incidiu na valorização do saber-fazer, através da partilha das artes e ofícios tradicionais totalmente em crochet. O repto foi surpreendentemente interpretado e o resultado é um conjunto de histórias, de usos e costumes mui sui generis que devem ser preservados.

São 16 trajes minuciosamente elaborados à mão por dezenas de cerveirenses dedicados, sem descurar os adornos específicos de cada ofício, e que suscitaram muito interesse e enorme curiosidade, um burro e uma ovelha totalmente criados em crochet.

Lista de Trajes:

• O Fogueteiro - Freguesia de Cornes
  • O Ferreiro - Freguesia de Covas
  • O Contrabando - Freguesia de Gondarém
  • A Pastorícia - Freguesia de Loivo
  • A Lavradeira - Freguesia de Mentrestido
  • A Moleira - União de freguesia de Reboreda e Nogueira
  • A Aguadeira - Freguesia Sapardos
  • O Canteiro - Freguesia de Sopo
  • As Lavadeiras - União de Freguesias de Campos e Vila Meã
  • A Peixeira e o Pescador - União das Freguesias de Vila Nova de Cerveira e Lovelhe