Passar para o Conteúdo Principal

Parceiros analisam continuidade do projeto ‘In Common Sports’ após 2020

Meeting cesena 2019 1 980 2500
2019/11/07

Durante a realização de mais um Meeting Internacional ‘In Common Sports’ em Cesena, Itália, os parceiros do projeto, entre os quais o Município coordenador de Vila Nova de Cerveira, fizeram um balanço extremamente positivo da implementação deste programa que levou à recente distinção com o Selo de Prática de Excelência da Wellness Foundation e ao interesse de mais entidades europeias para o replicar. Financiamento do projeto termina em 2020, mas já se estudam ideias para lhe conferir viabilidade futura.

O projeto que propõe e avalia o impacto do desporto na aptidão física e mental do idoso tem consolidado a sua expressão além-fronteiras. Desde março de 2018 que atletas seniores portugueses, búlgaros, húngaros, italianos e espanhóis estão a dinamizar treinos semanais para demonstrar que a prática desportiva associada ao convívio e à competição acrescenta motivação para a adoção de estilos de vida mais saudáveis.

O sucesso de implementação do ‘In Common Sports’ já resultou na atribuição do Wellness Valley Excellence Award, pela Wellness Foundation, que representa o reconhecimento do valor social acrescentado inerente ao projeto e o seu papel inovador na promoção e gestão de ações que incentivam a vida ativa neste grupo populacional - mais de 60 anos - particularmente estratégico para a prevenção de doenças crónicas.

A missão da Wellness Foundation é apoiar a pesquisa científica, a educação para a saúde e a promoção do estilo de vida saudável.
A realização deste 9º Meeting Internacional no município italiano de Cesena, nos dias 4 e 5 de novembro, serviu para parabenizar o consórcio de parceiros relativamente a esta conquista e realizar uma visita às instalações da Wellness Foundation, assim como dar a conhecer a boa prática aos representantes da Universidade de Bolonha que se revelaram muito entusiasmados com o percurso consolidado deste projeto, retirando ideias para a dinamização de um projeto ERASMUS+ programa muito semelhante que estão a implementar na região de Emília Romanha - Itália.

O ano de 2020 é fulcral para o ‘In Common Sports’, na medida em que é o último ano de execução da candidatura financiada em mais de 300 mil euros pelo programa Erasmus + Sport, sendo necessária a disseminação dos outputs intelectuais pelos cinco países, com calendarizações específicas para a apresentação do estudo, do guia de boas práticas e as vantagens enquanto boa prática para a integração dos grupos vulneráveis no desporto.

Com a realização da 6ª edição das Olimpíadas Intergeracionais - Olympics4All em Vila Nova de Cerveira, no próximo ano, foi lançado o convite para aos representantes da Wellness Foundation, da Universidade de Bolonha e do Município de Cesena para acompanharem mais esta jornada in loco.

Não obstante, os representantes dos municípios envolvidos manifestaram interesse em encontrar soluções que confiram sustentabilidade e viabilidade de continuidade do projeto para além de 2020.