Passar para o Conteúdo Principal

Município aplica método preventivo de cárie dentária no pré-escolar

Munic pio aplica m todo preventivo de c rie dent ria no pr  escolar 1 980 2500
2015/03/11

Cerca de 28 crianças do Centro Escolar Norte receberam gratuitamente, na passada sexta-feira, tratamento para a prevenção de cárie dentária, através da aplicação de verniz de flúor. Destinado a crianças nascidas em 2010, este projeto-piloto de saúde oral vai prosseguir, dias 12 e 19 de março, noutros estabelecimentos de ensino do concelho cerveirense.
Vila Nova de Cerveira é um de dois municípios alto-minhotos selecionados para receber a mais recente estratégia de prevenção primária de saúde oral desenvolvida pela Direção-Geral de Saúde. Descrito como muito eficaz, fácil, seguro e bem tolerado em diversos países da Europa, o verniz de flúor está a ser aplicado, nas próprias instalações dos ensinos pré-escolar, em crianças nascidas em 2010, duas vezes no ano, com um intervalo de seis meses.
Depois da experiência ter sido muito bem acolhida no Centro Escolar Norte, a equipa de profissionais ligada ao projeto vai deslocar-se amanhã, quinta-feira pela manhã, à Santa Casa de Misericórdia, e da parte da tarde ao Centro Escolar de Covas; e ainda durante o período da manhã de 19 de março, ao Centro Escolar de Vila Nova de Cerveira.
Os encarregados de educação interessados em obter esclarecimentos adicionais sobre este novo produto podem dirigir-se ao Agrupamento de Escolas, à Câmara Municipal ou mesmo ao Centro de Saúde de Vila Nova de Cerveira.
De salientar que Vila Nova de Cerveira regista uma taxa elevada (65%) de crianças entre os 3 e 5 anos de idade sem cárie dentária, um excelente indicador que se aproxima dos objetivos definidos pela Organização Mundial de Saúde para 2020, na ordem dos 80%.