“Na’Tal Cerveira” 2019 com 38 dias de atividades para as famílias

2019/11/15

Com muita tradição e originalidade, assim é vivida a quadra natalícia em Vila Nova de Cerveira. Para este ano, a Câmara Municipal dinamiza seis eventos de qualidade e gratuitos, direcionados para as famílias. São 38 dias de “Na’Tal Cerveira” com diversão, recriações históricas, sugestões de ‘fazer crescer água na boca’, aventura pelo ar, canções típicas e glamour na receção ao novo ano, além da surpreendente ornamentação e iluminação de ruas e edifícios (6 de dezembro, 18h45).

Todos os anos, Vila Nova de Cerveira define uma programação natalícia digna da época e das elevadas expetativas de residentes e visitantes. Entre 30 de novembro e 6 de janeiro, o “Na’Tal Cerveira” 2019 apresenta-se com seis eventos, a maioria já conhecidos e consolidados, e alguns a serem aprimorados na conquista dos públicos. Aqui, a contagem para a Noite de Natal é encarada com muito entusiasmo e magia à mistura.

“Na’Tal Cerveira Kids”

Natal e crianças é uma conjugação perfeita, por isso, e pelo segundo ano consecutivo, o “Na’Tal Cerveira Kids” promete levar ao delírio os miúdos, com um parque de diversões maior e melhorado, onde se destaca a pista de carrinhos de choque, carrossel, trampolim, dragão, insufláveis, jogos tradicionais e tantas outras brincadeiras. Com abertura a 30 de novembro, este evento decorre no Parque Coordenador de Transportes até ao dia 6 de janeiro.

“Mercado Natalício” e o “Presépio Vivo”

E não há fã do Natal que não adore um atrativo mercado da época, onde possa comprar presentes originais, beber um chocolate quente, comer umas gulosices típicas, ouvir canções clássicas na rua e ficar imbuído do espírito natalício. De 6 a 8 de dezembro, o “Mercado Natalício” e o “Presépio Vivo” vão transformar o centro histórico e o Castelo numa ‘Vila Mágica’, onde não vai faltar, pela primeira vez, a Casa do Pai Natal com o próprio Pai Natal disponível para tirar umas famosas selfies! Apesar de ser uma das atividades com maior afirmação nesta quadra, a autarquia cerveirense consegue integrar elementos diferenciadores e surpreendentes, e este ano, a recriação histórica do nascimento de Jesus Cristo é impulsionada com a Chegada dos Reis Magos em… camelos, havendo ainda a dinamização de passeios de camelos!

“Mundo dos Doces – Mostra Internacional de Doçaria”

Já o fim-de-semana que antecede o Natal, dias 21 e 22 de dezembro, vai ser vivido intensamente evocando a doçaria, as canções natalícias e… um q.b. de aventura! Com um conceito diferente, mais amplo e atrativo, o Cerveira Mais Doce dá lugar ao “Mundo dos Doces – Mostra Internacional de Doçaria”. São 20 expositores, nacionais e internacionais (Argélia, Brasil, China, Espanha, França e Itália) que, numa carpa com 400m2 instalada na Praça Alto Minho, apresentam dezenas de produtos de ‘fazer crescer água na boca’. Além da venda dos mais variados doces, há ainda degustações, showcookings e workshops, com a particularidade da presença de algumas das recém-eleitas ‘Maravilhas Doces de Portugal’.

“Concertos de Natal”

E para aqueles que não perdem um clássico de Natal, este ano Cerveira sugere dois “Concertos de Natal”, com a interpretação das mais belas e mágicas canções natalícias. No sábado, 21 de dezembro, às 21h00, no Fórum Cultural de Cerveira, e no domingo, 22 de dezembro, às 15h00, na Igreja Matriz.

“Balão Mágico de Ar Quente”

Para fechar este fim-de-semana, um pouco de aventura naquele que é o mais velho veículo aéreo da história da humanidade. No domingo, 22 de dezembro, o “Balão Mágico de Ar Quente” proporciona uma experiência em voo cativo, amarrada com cordas, com o balão a subir até cerca de 30m de altura e uma ocupação entre cinco a sete pessoas de cada vez. A realização deste evento está sempre pendente das condições atmosféricas favoráveis, por razões de segurança.

“Noite Velha no Castelo”

O último evento do “Na’Tal Cerveira” 2019 acontece na última noite do ano: “Noite Velha no Castelo”. Vila Nova de Cerveira sugere mais uma Passagem de Ano num cenário idílico, com 13 Dj’s em três espaços musicais diferentes, e o Grupo Musical Costa Verde. São mais de 8 horas ‘no stop’ para dar boas-vindas a 2020 com oferta de champanhe, uvas passas e fogo de artifício.

A programação natalícia só fica completa com a ornamentação ousada e a iluminação apelativa dos edifícios e ruas do centro histórico, com enfoque, uma vez mais, na fachada da Câmara Municipal, agendada para dia 6 de dezembro, às 18h45.

“Na’Tal Cerveira” afirma-se como um evento singular da quadra mais festiva do ano e que transforma a ‘Vila das Artes’ num belo e visitável Postal de Natal.

CARTAZ NATAL CERVEIRA 2019