Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira continua a ser uma Eco-Escola

2015/03/10

Pela 10ª vez consecutiva, o Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira foi galardoado com a Bandeira Verde referente ao ano letivo 2013/2014 – prémio atribuído em função do trabalho desenvolvido pela comunidade educativa no âmbito do Projeto Eco-Escolas. Câmara Municipal presenciou momento do hastear da bandeira.
Ano após ano, o Programa Eco-Escola do Agrupamento de Vila Nova de Cerveira inclui projetos e atividades de educação ambiental coerentes e de qualidade, abordando uma diversidade de temáticas como Resíduos, Água, Energia, Floresta, Espaços Exteriores, Biodiversidade, Mar, Rio e Transportes/Mobilidade sustentável. Empenhados e motivados, docentes e alunos apresentam ideias e propostas que, além de envolver toda a comunidade educativa, muitas vezes ultrapassam os muros da escola procurando sensibilizar e transmitir valores ecológicos à população cerveirense.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, na pessoa da Vereadora da Educação, marcou presença, esta segunda-feira, na cerimónia do hastear da Bandeira Verde por um grupo de alunos orgulhosos, aproveitando a oportunidade para felicitar o envolvimento de toda a comunidade educativa num projeto que culminou com este reconhecimento nacional. Aurora Viães sublinha que a educação ambiental deve ser incutida nos jovens porque são o futuro, através da aquisição de valores e conhecimentos do seu meio, assim como a determinação que os capacitará para atuar na resolução dos problemas ambientais presentes e futuros, abrindo caminhos rumo a uma prática ambiental mais sustentável.
Depois da cerimónia do hastear da bandeira, teve lugar um Eco-Conselho para definir estratégias e atividades para o Plano de Ação 2014/2015, mantendo o compromisso de trabalhar em novas atividades de educação ambiental de forma a alcançar a 11ª Bandeira Verde.
O Eco-Escolas é um Programa internacional, coordenado em Portugal pela Associação Bandeira Azul que se destina a todos os graus de ensino (do pré ao superior). A sua metodologia inspirada nos princípios da Agenda 21 local, visa garantir a participação das crianças e jovens na tomada de decisões, envolvendo-os assim na construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentáveis.