Passar para o Conteúdo Principal

OPT 2020: Populações de Cerveira e Tomiño elegem projetos que apostam no conceito de vida saudável

Vencedores opt 2020 1 980 2500
2019/12/19

“As Rotas Minho/Roteiros Miño” e “Pensar o Corpo, Mover a Mente” são os dois projetos vencedores do Orçamento Participativo Transfronteiriço (OPT) Cerveira-Tomiño 2020. Comunidades vizinhas revelam preferência por atividades comuns relacionadas com o exercício físico, associado ao lazer e ao conhecimento do património cultural e natural. A IV edição deste mecanismo pioneiro fica marcada por um equilíbrio entre as cinco propostas apresentadas, mantendo-se o mesmo nível de participação do ano anterior.

Um total de 27 associações e promotores do Alto Minho e Galiza participaram no processo de cidadania ativa que culminou na apresentação de cinco projetos à IV edição do OPT de Cerveira e Tomiño. Colocados à votação entre 15 de novembro e 15 de dezembro, os projetos vencedores são os seguintes:

  • “As Rotas Minho/Roteiros Miño”, cujo objetivo principal é dar a conhecer a paisagem, cultura, património e ambiente através de caminhadas interpretativas e conversas na natureza, entre os dois concelhos, além de fomentar hábitos saudáveis de melhorar a condição física das pessoas, diminuir o stress e a ansiedade associados ao dia a dia e, por último, promover ações de sensibilização ambiental e patrimonial, entre outras. O projeto foi apresentado conjuntamente pelo Clube Celtas do Minho, de Vila Nova de Cerveira, e por Carlos Xabier Oliveira Ortega, do Concello de Tomiño;
  • “Pensar o corpo, mover a mente”, tem como propósito aproveitar as excelentes condições desportivas e naturais de Vila Nova de Cerveira e de Tomiño e, simultaneamente, incentivar as populações a praticar desporto, valorizando a saúde física e mental através de experiências saudáveis e que potenciem o interesse na participação de atividades de interesse artístico e cultural, fomentando os costumes e os valores locais e a cidadania. A proposta resulta de uma colaboração entre o Citius Fit, de Vila nova de Cerveira, e a Asociación Sociocultural Senraia, de Tomiño.

Ainda a votação, mas sem terem sido eleitos, estavam os projetos designados de “Intercâmbio intergeracional”, “Experiencies4all” e “Unha pinga de auga”. De sublinhar que os dois projetos vencedores serão executados durante o próximo ano.

Dotado com 20.000 euros, o OPT Cerveira-Tomiño é uma iniciativa da Eurocidade que procura incentivar o conhecimento e intercâmbio de pessoas, associações e entidades que partilham interesses e objetivos comuns a ambas as margens do rio Minho, fomentando a igualdade de oportunidades e o reforço da participação pública da cidadania transfronteiriça na procura de soluções para problemas comuns.

Toda a informação relativa à IV edição, assim como às anteriores, encontra-se plasmada na plataforma online participacerveiratomino.eu