Passar para o Conteúdo Principal

Eurocidade Cerveira-Tomiño mantém atuação dinâmica em 2020

Img 2828 1 980 2500
2020/01/15

O Comité de Gestão Estratégica da Eurocidade Cerveira-Tomiño acaba de aprovar o Plano de Atividades para 2020. A dinamização da economia local, a potenciação da participação pública, a melhoria no acesso aos serviços partilhados e a organização de eventos conjuntos apresentam-se como as principais áreas de intervenção, através da concretização de projetos que promovem o envolvimento das populações pelo impacto no seu dia a dia.

Com o objetivo de dar a conhecer a realidade transfronteiriça ao nível da economia local praticada nestes dois concelhos vizinhos, unidos pelo rio Minho, estão a ser ultimados dois guias informativos que destacam dois dos setores com maior potencial de desenvolvimento económico deste território comum: o turístico e o agrário (especificamente no âmbito da flor e das plantas ornamentais). Ambas as publicações resultam da compilação de contributos de experts, empresas e entidades específicas, com apresentação pública para o primeiro trimestre do ano.

Após o período de verão, as duas autarquias pretendem organizar a segunda edição das Jornadas da Amizade com o propósito de analisar os resultados do projeto POCTEP, cofinanciado polo programa Interreg V-A da União Europeia, nomeadamente no que diz respeito aos contributos para a dinamização da participação cidadã e o fortalecimento de laços entre as populações, instituições e empresas dos concelhos vizinhos.

O Plano de Atividades da Eurocidade Cerveira-Tomiño para 2020 também incorpora a apresentação de propostas que minimizem os entraves burocráticos à mobilidade infantojuvenil nos espaços de fronteira. À denúncia, e consequentes recomendações elaboradas pelas provedoras transfronteiriças, aguardam-se as alternativas de melhoria identificadas pelo expert designado pela Comissão Europeia, num relatório em fase de elaboração.

Ao longo de 2020, a Eurocidade Cerveira-Tomiño mantém o intercâmbio de experiências ao nível da partilha de serviços, estando previstos testes de funcionamento de uma plataforma tecnológica para gestão de serviços públicos; a continuidade na programação conjunta de atividades culturais como por exemplo a dinamização do Festival Infantil “Aventura na Terra da Amizade” ou o Certame de Pintura António Fernández; e ainda a concretização dos projetos vencedores do Orçamento Participativo Transfronteiriço 2020, nomeadamente um conjunto de caminhadas para dar a conhecer o património natural e cultural de ambos os concelhos (“As Rotas Minho/Roteiros Miño”) e uma jornada centrada em atividades desportivas e de lazer para fomentar hábitos de vida saudáveis (“Pensar o corpo, mover a mente”).

De sublinhar que a prioridade da Eurocidade Cerveira-Tomiño é fomentar a igualdade de oportunidades entre os cidadãos dos dois concelhos vizinhos, apesar de pertencerem a países diferentes, enquanto fator de melhoria das condições de vida e de coesão social e económica, consubstanciado em ações idealizadas, desenvolvidas e implementadas pelos atores locais e regionais, pelo maior conhecimento que possuem sobre as problemáticas existentes no território.