Passar para o Conteúdo Principal

BTL 2015: Município promoveu oferta turística durante três dias

Btl 2015  munic pio promoveu oferta tur stica durante tr s dias 1 980 2500
2015/03/02

Vila Nova de Cerveira marcou, uma vez mais, presença na BTL – Feira Internacional de Turismo, realizada em Lisboa, entre 25 de fevereiro e 01 de março, com a promoção de quatro dos eventos que integram a programação cultural Primavera/Verão em 2015. O presidente e a vereadora da Câmara Municipal, Fernando Nogueira e Aurora Viães, acompanharam as apresentações.
Ao longo de três dias, a ‘Vila das Artes’ apresentou-se na 27.ª edição da BTL – Feira Internacional de Turismo, uma das mais importantes feiras nacionais de Turismo, como um destino com elevado potencial turístico proporcionado por uma simbiose perfeita entre diversos vetores que convidam à sua descoberta.
O edil cerveirense faz um balanço muito positivo da participação nesta feira temática, de caráter internacional, como forma de divulgação e promoção de toda a riqueza que o concelho tem para oferecer, reforçando e consolidando a imagem de Vila Nova de Cerveira. Confirmando uma grande adesão de pessoas interessadas em conhecer mais detalhadamente Cerveira, Fernando Nogueira sublinha que a aposta em cativar novos públicos é um caminho a seguir em busca de maior e melhor desenvolvimento local.
Representado no stand da Entidade Regional de Turismo Porto e Norte (ETPN), o concelho cerveirense deu a conhecer, no primeiro dia, o “Primaveraemcerveira.come” e a “Festa da História”, em parceria com a Velha Lamparina. Com realização em Maio e Agosto, respetivamente, estes dois eventos valorizam a riqueza gastronómica e um ambiente festivo que tem atraído muitos turistas.
O segundo dia foi dedicado à apresentação do evento “Música nos Caminhos de Santiago” integrado na atividade “Museus Fora de Portas”, em colaboração com a Direção Regional de Cultura do Norte e a Orquestra do Norte. Também agendado para Maio, este roteiro visa dar destaque ao património arquitetónico enquanto local preferencial para a apresentação de obras de referência da História da Música. A Vereadora Aurora Viães explicou a iniciativa e ilustrou a apresentação através da exibição de um pequeno vídeo promocional de Vila Nova de Cerveira. 
Em ano de Bienal Internacional de Arte (18 julho a 19 setembro 2015), o terceiro dia procurou divulgar a XVIII edição com a presença do presidente da Câmara Municipal e da Fundação Bienal, Fernando Nogueira. A apresentação destacou o tema escolhido para 2015 - “Olhar o Passado Construir o Futuro” - e, para dar a conhecer o que pode ser visitado e vivido naquela que é a mais antiga bienal de Portugal e a segunda mais antiga da Península Ibérica, foi sorteada uma serigrafia/gravura do Professor Henrique Silva.
Segundo os promotores da BTL 2015, o número de visitantes profissionais desta 27ª edição cresceu 8% e atingiu as três mil reuniões. A edição de 2016 da maior feira de turismo nacional já está a mexer e deve decorrer entre 2 e 6 de Março.