Cerveira e Tomiño promovem uniformização de agendas culturais

2020/01/31

Pela primeira vez, os municípios de fronteira de Vila Nova de Cerveira e de Tomiño editaram as suas agendas culturais com fortes semelhanças no formato e no desenho, incluindo as atividades organizadas pela Eurocidade, bem como os principais eventos programados no concelho vizinho. A decisão, adotada no último Conselho de Gestão Estratégica, pretende aprofundar o intercâmbio entre ambas as populações, aumentando a oferta disponível.

A Eurocidade Cerveira-Tomiño apresenta-se com uma longa trajetória de programação conjunta de atividades, nomeadamente as derivadas do Orçamento Participativo Transfronteiriço, as iniciativas das provedoras, a partilha de serviços e equipamentos desportivos ou as ações de dinamização da economia local transfronteiriça no âmbito do turismo ou dos viveiros.

De agora em diante, nas respetivas agendas culturais, as páginas centrais são dedicadas a “Acontece em…”. Concretamente na publicação do 1º trimestre de 2020, os eventos tomiñenses que aparecem na agenda de Cerveira são a Semana da Educação de Tomiño (10 ao 13 de fevereiro, em Goián), a XVII Mostra de Cultivos (13 a 15 de março, em Goián), e os desfiles de carnaval “Venres de Foliada” (21 de fevereiro, em Tomiño) e Entroido de Goián (do 22 ao 26 de fevereiro). Por sua vez, na agenda editada pelo Concello de Tomiño, as atividades realizadas em Cerveira em destaque são a II Exposição de Camélias de Inverno de Cerveira (8 e 9 de fevereiro), e os sábados do mês de março com os ‘ETC…Encontros de Teatro de Cerveira’, com destaque para a comédia e o humor.

No total, mais de 60 propostas culturais, sociais e desportivas que cerveirenses e tomiñenses podem desfrutar de um ou outro lado da fronteira, resultado de uma uniformização da agenda cultural que é para manter nas próximas publicações.

#eurocidade
Gabinete de Comunicação