Rali, Rampa e Tour de Clássicos dão Speed a Cerveira

2015/08/20

Vila Nova de Cerveira despede-se de agosto a acelerar. Após um interregno de cinco anos, as estradas do concelho voltam a ser palco, a 29 e 30 de agosto, de um acontecimento motorizado a não perder. Cerveira, Festival of Speed não é um mas três eventos - Rali de Cerveira, Rampa de Cerveira e Tour do Minho -, e que está a despertar o interesse de aficionados e curiosos. Inscrições terminam esta sexta-feira.

Desde a última realização em 2010, o regresso do Rali a Cerveira era há muito aguardado. Com vontade e persistência, a Câmara Municipal e o CAMI Motorsport anunciaram a organização de um grande evento desportivo associado às potencialidades naturais e geográficas únicas do concelho, com a presença de carros e personalidades de referência.

O fim-de-semana de 29 e 30 de agosto será, desta forma, brindado com um cartaz recheado: o Rali de Cerveira a contar para o Campeonato Fpak de Ralis Norte, a Rampa de Cerveira para o Campeonato Nacional de Montanha e um passeio de clássicos designado Tour do Minho. A Festa da Revista Caras confere a vertente glamourosa a um fim-de-semana extasiante.

O vice-presidente do executivo, Vitor Costa, confirma que, pelos contactos e número de inscrições oriundas de Portugal e Espanha, este evento tinha de voltar a Cerveira, “palco privilegiado para esta modalidade, essencialmente para ralis de estrada”.

“É a primeira edição de um projeto, o qual acredito que pode ter futuro. Juntar várias modalidades dá ênfase ao evento e potencia-o como um excelente meio de comunicação. Estamos ansiosos. É um projeto arriscado, mas ponderado. A Câmara de Cerveira está entusiasmada com o evento, no entanto este ano tem sido um ano impar em termos de eventos em Cerveira, o que, de alguma forma nos limitou para fazer tudo aquilo que pretendíamos. No entanto, já estamos a preparar a edição de 2016”, comenta Nuno Loureiro, presidente do CAMI.

O Rali de Cerveira sai à estrada na noite de 29 de agosto, com uma Super Especial a decorrer nas imediações do Inatel Cerveira Hotel. Já no domingo, dia 30, os muitos pilotos que se adivinham, nomeadamente uma armada espanhola, terão oportunidade de percorrer os fantásticos troços que o Cami delineou pelas freguesias de Covas e Gondar, além do mítico troço de Vilar de Mouros, com cerca de 13 kms.

Com a presença dos protagonistas do Campeonato Nacional de Montanha, a Rampa de Cerveira também estará, sábado, na estrada entre Covas e Sopo e promete um espetáculo garantido ao muito público que se adivinha.

Para completar o evento, será realizado ainda no sábado o Tour do Minho, um passeio de clássicos que leva os participantes a conhecer os pontos nevrálgicos do Alto Minho.

Ainda no sábado à noite, a Festa da Revista Caras será um dos pontos altos do Cerveira, Festival of Speed. Á semelhança de 2014, glamour e elegância de caras conhecidas vão desfilar entre as deslumbrantes paisagens de Vila Nova de Cerveira, celebrando a reta final de mais um Verão.

O período de inscrições para o Festival of Speed termina esta sexta-feira, 21 de agosto, em http://www.cami.pt/

Programa:

Sábado dia 29

09h30 - Início Rampa de Cerveira

10h30 - Partida Tour do Minho

19h30 - Super Especial Tour do Minho

21h00 - Super Especial Rali de Cerveira

22h30 - Festa Caras (Boega Hotel)

Domingo dia 30 (Rali de Cerveira)

10h30 - Gondarém/Vilar de Mouros 1

11h10 - Gondar 1