Os 5R´s estão em alta no Projeto Onda Verde no Vale do Minho!

2020/02/24

As escolas que participam no projeto Onda Verde no Vale do Minho receberam sessões de sensibilização para a necessidade de melhorar a gestão de resíduos e prevenir a poluição ambiental.

Ao longo de três semanas a percorrer as escolas do vale do Minho, foram várias as questões abordadas com os alunos:

• O que são os resíduos orgânicos e o que fazer com esses resíduos?
  • Que caminho segue o lixo quando sai das nossas casas?
  • O que é um aterro sanitário?
  • O que acontece ao nosso lixo quando não é corretamente tratado?
  • Porque é que encontramos tanto lixo na areia da praia e nas margens dos rios?
  • De que formas podemos minimizar o desperdício e o nosso impacto no planeta?

Neste contexto, os alunos e as famílias foram desafiados a entrar na boa onda da reutilização criativa! Trata-se do Desafio Desperdício Zero, promovido pelo projeto Onda Verde, que tem uma vertente direcionada às escolas.
Nesta componente do desafio, intitulada “Dá nova vida à tua T-shirt“, alunos, professores e famílias estão ativamente empenhados a colocar em prática a estratégia dos 5R’s, em que vão transformar uma t-shirt usada num saco reutilizável, para demonstrar que podemos fazer mudanças positivas no dia-a-dia.

A vertente do desafio Desperdício Zero dirigida ao público em geral, intitulada “Foto em Ação”, será divulgada em breve.

#escolas#ondaverde
Gabinete de Comunicação