Passar para o Conteúdo Principal

Espetáculo de Teatro “Lusíadas, Glória e Engano” chega à ‘Vila das Artes’

Lusiadas 1 980 2500
2020/02/27

“Uma criação teatral para jovens que descobrem no texto de Luiz Vaz de Camões algumas questões sobre si próprios e sobre o que é ser português ou, por outras palavras, ‘cidadão do mundo’”. Este é o ponto de partida do espetáculo de teatro “Lusíadas, Glória e Engano” que sobe ao palco do Cineteatro de Cerveira, a 17 de março, em duas sessões escolares.

Com coprodução das Comédias do Minho e Propositário Azul, esta proposta artística muito direcionada para alunos do 9º e 10º anos aborda o legado de Portugal na História, no retrato do séc. XVI feito por um dos seus maiores poetas, e como é confrontado pelo olhar dos nossos adolescentes sobre o mundo.

O espetáculo, encenado por Nuno Nunes, privilegia o movimento dos atores enquanto expressão de vitalidade e da alegria de contar histórias, de arriscar qualquer coisa por elas: como se abordar “Os Lusíadas” num palco fosse como entoar um hino à energia, à vontade de mudança, à capacidade de auto-superação, à corrida por um ideal, à transcendência da palavra poética. As ideias simples, a relação urgente com a cena e com os objetos e a tecnologia enquadram um lugar em que o coletivo, como objeto-assunto, pode adquirir uma expressão íntima e pessoal.

Enquadrado no projeto Scholl4All – Vila Nova de Cerveira, promovido pelo Município de Vila Nova de Cerveira, no âmbito do PIICIE, cofinanciado pelo Norte 2020/FSE, o espetáculo “Lusíadas, Glória e Engano” tem agendadas duas sessões a 17 de março na ‘Vila das Artes’: 10h20 e 14h20, com duração máxima de 45 a 60 minutos.

#comediasdominho#teatro#escola
Gabinete de Comunicação