Intervenção do IP na EN13 entre as rotundas Norte e Sul

2020/03/04

A Infraestruturas de Portugal – IP acaba de dar início a uma intervenção no troço urbano da Estrada Nacional 13, entre as rotundas Norte e Sul do concelho de Vila Nova de Cerveira, procedendo à remoção das árvores existentes devido aos efeitos de degradação na via e por razões de segurança para peões e automobilistas. Autarquia compromete-se a realizar, no imediato, uma requalificação urbanística na área abrangida.

A profunda deformação dos passeios, com consequências danosas nos muros de sustento da EN 13, e o desgaste do pavimento da faixa de rodagem, levou a Infraestruturas de Portugal a fazer uma avaliação técnica no terreno, entre as rotundas Norte e Sul do concelho cerveirense. Pela gravidade registada, a decisão tomada foi a de remover as árvores existentes, cujas raízes já invadem o espaço utilizado por peões, dando também alguns sinais de presença na faixa de rodagem, potenciando sérios riscos em ambas as situações.

Terminada esta intervenção da responsabilidade do IP, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai avançar, no imediato, com uma empreitada urbanística necessária neste troço de passagem, nomeadamente com a colocação de espécies arbóreas mais adequadas e que valorizem a qualidade do ambiente urbano, ao nível de segurança, barreira acústica e vertente paisagística, assim como a repavimentação dos passeios.

#requalificaçãourbanística#EN13
Gabinete de Comunicação