Passar para o Conteúdo Principal

Jovens cerveirenses participaram em peddy-paper sobre assuntos europeus

Peddy paper1 1 980 2500
2020/03/04

Integrada no conceito de promoção da cidadania Europeia, o Município de Vila Nova de Cerveira, o Agrupamento de Escolas do concelho e o Centro de Informação Europa Direct – Minho dinamizaram, esta segunda-feira, uma atividade em contexto escolar com o intuito de fomentar a inclusão europeia e estimular a reflexão sobre o futuro da Europa.

As turmas do 7º ano do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira foram o grupo-alvo desta ação que consistiu na realização de um peddy-paper, em torno de assuntos europeus, tais como a história da União Europeia, as competências, as instituições europeias, os valores europeus, a segurança, as alterações climáticas, ajuda humanitária, programas comunitários, oportunidades disponíveis para alunos e escolas, entre outros. Todos estes conceitos apresentam-se como úteis quer para aumentar o nível de conhecimento da União Europeia quer para promover um debate saudável e construtivo.

O Município de Vila Nova de Cerveira aproveitou ainda a oportunidade para divulgar o concurso “Eu Sou Europeu” promovido no âmbito do projeto “European Future Is Our Future - EFOF”, enquadrado no programa Europa para os Cidadãos - Rede de Cidades, e cujas inscrições estão abertas até dia 31 de maio. “Eu sou Europeu” visa a apresentação de trabalhos nas categorias da escrita, desenho, fotografia e clip de vídeo, sendo divididas em três categorias etárias: dos 7 aos 13 anos (candidaturas só para escrita e desenho); dos 14 aos 20 anos; e dos 21 aos 29 anos. Como forma de reconhecimento pela atitude participativa, serão atribuídos prémios a nível internacional e nacional, de acordo com a categoria e o escalão etário (exceto dos 7 aos 13 anos), especificamente uma viagem a uma das cidades parceiras do projeto “EFOF”, um tablet, um telemóvel ou um kit de artes.

Além das ações de sensibilização junto da comunidade escolar, a parceria entre o Município cerveirense e o CIED – Minho vai ser aprofundada, em breve, com a assinatura do Protocolo de Cooperação para a criação de uma Antena de Informação Europeia de Vila Nova de Cerveira, ou seja, um espaço onde será facultada informação sobre a União Europeia e as suas instituições, constituindo-se assim como um serviço de proximidade com o cidadão adaptado às necessidades locais e regionais, permitindo a obtenção de informação e respostas a questões sobre a União Europeia.

#escola#cidadaniaativa
Gabinete de Comunicação