COVID-19: Autarquia e Juntas de Freguesia articulam procedimentos e apoio social a idosos

2020/03/16

Com o objetivo de consensualizar os procedimentos fundamentais a tomar para proteger o máximo possível os idosos - considerados grupos de risco do Coronavírus COVID-19 -, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira convocou os Presidentes de Junta de Freguesia para uma reunião decorrida este final de tarde. Além de dar a conhecer as medidas e conselhos debatidos no seio da Comissão Municipal de Proteção Civil, este encontro serviu para abordar intervenções mais específicas para cada freguesia.

Pela sua atuação, proximidade e conhecimento profundo da realidade local, os Presidentes das Juntas de Freguesia são considerados os primeiros agentes de proteção civil junto das suas populações, pelo que ficou acordada a realização de uma identificação pormenorizada de idosos isolados ou sem retaguarda familiar para se articular a prestação de apoio social, nomeadamente avaliando a necessidade de aquisição de medicamentos e/ou bens alimentares essenciais.

A Rede Social de Vila Nova de Cerveira também está a estabelecer contactos mais próximos e permanentes com os agregados familiares sinalizados, assim como a avaliar outros casos que surjam e a determinar o reforço de alguns serviços, nomeadamente a Loja Social.

Não obstante, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira também se mostrou disponível para reforçar os mecanismos de apoio ao Centro de Saúde do concelho, no âmbito dos serviços de proximidade.

#covid19
Gabinete de Comunicação