Passar para o Conteúdo Principal

Retomadas obras de remodelação da Praça da Galiza

Retomadas obras de remodela  o da pra a da galiza 1 980 2500
2015/02/24

Resolvido o diferendo judicial entre a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e a Construções Refoiense, foram recentemente reiniciados os trabalhos para a conclusão da “Remodelação da Praça da Galiza”, suspensos desde 2013. As duas outras empreitadas, “Avenida das Comunidades/Regeneração Urbana da Entrada Norte da Vila” e “Incubadora das Indústrias Criativas/Bienal de Cerveira”, terão o mesmo desenvolvimento.
O fim do contencioso acordado no final de 2014 deu lugar à assinatura de um contrato de cessão de posição contratual entre a Refoiense, a nova empresa de construção e o Município, para definir alguns considerandos importantes para o arranque imediato dos trabalhos previstos na empreitada.
A empresa cedente executou obras no valor a rondar 1,6 milhões de euros, faltando executar e/ou corrigir trabalhos de cerca de 240 mil euros. Com este contrato, a autarquia cerveirense teve de fazer uma revisão e suprimir o montante de 150 mil euros, ficando o cessionário com a responsabilidade de concluir a empreitada com uma verba de 90 mil euros. Esta decisão de redução dos valores deve-se ao facto de, na sequência da litigância, a Câmara Municipal ter perdido o financiamento de parte da obra que estava para execução. Recorde-se que todo o interior do edifício do futuro auditório não está contemplado nesta candidatura. 
A empreitada “Remodelação da Praça da Galiza” está integrada na requalificação urbana de um grande espaço livre do centro da Vila essencial à leitura e ordenamento espacial, de toda a área que liga a muralha medieval, o rio e a zona urbana.
Os trabalhos em falta, nomeadamente os arranjos exteriores, estão a decorrer a bom ritmo, prevendo-se a sua conclusão para meados do corrente ano.