Autarquia avança com identificação e destruição de ninhos de Vespa Velutina

2019/05/27

Resultado de uma candidatura apresentada pelo Município de Vila Nova de Cerveira ao Procedimento Concursal n.º 02/143/2019 - Apoio para a Destruição dos Ninhos de Vespa Velutina – 2019, financiado pelo Fundo Florestal Permanente, o Serviço Municipal de Proteção Civil vai proceder, ao longo deste ano de 2019, à identificação e destruição dos ninhos de Vespa Velutina dentro da área geográfica do concelho.

Mais consciencializada para o problema, a população cerveirense tem colaborado ativamente na denúncia de ninhos existentes no território, pelo que a concretização desta candidatura no terreno vai ser desempenhada por uma equipa de funcionários da Câmara Municipal.

Em fevereiro, o Governo criou um fundo de apoio para o combate à vespa asiática, através da destruição de ninhos, a ser usado pelas autarquias. Até ao momento, mais de 130 câmaras municipais já formalizaram e viram aprovadas as respetivas candidaturas.

A vespa velutina é uma espécie asiática característica de regiões tropicais e subtropicais do norte da Índia ao leste da China, Indochina e ao arquipélago da Indonésia, sendo a sua existência reportada desde 2011 na região norte de Portugal, e cuja progressão já se alargou ao centro e sul.

#proteçãocivil#vespavelutina
Gabinete de Comunicação